Constelação empresarial e inteligência sistêmica são tema de reunião do Núcleo de Contadores da ACIL

Os integrantes do Núcleo de Contadores da Associação Empresarial de Lages receberam na reunião realizada na noite de terça-feira, 27 de agosto, a consteladora familiar e empresarial, Ulyara Cecchin, que falou sobre constelação empresarial e inteligência sistêmica nas empresas.

A constelação empresarial é uma ferramenta utilizada para identificar e resolver questões ocultas em uma organização. Por meio de uma abordagem sistêmica é possível entender as dinâmicas inconscientes que influenciam o funcionamento da empresa. Segundo Ulyara, alertou que a constelação aponta um caminho de solução, “ela é um meio de diagnóstico e orientação, e não uma solução definitiva”.

A visão sistêmica explora como as organizações funcionam como sistemas, onde a interação entre suas partes é crucial para a saúde organizacional. Discute princípios como o pertencimento, a hierarquia, e o equilíbrio entre dar e receber, que devem ser respeitados para o bom funcionamento de qualquer organização.

Por fim, a consteladora abordou as diferenças entre sistema familiar e sistema organizacional, destacando a necessidade de abordagens específicas para cada um. As constelações, tanto familiares quanto organizacionais, compartilham o conceito de que sistemas são formados por partes interconectadas que influenciam o todo. Enquanto as constelações familiares tratam de vínculos emocionais e questões pessoais dentro da dinâmica familiar, as constelações organizacionais se concentram em otimizar o funcionamento e as relações em um ambiente corporativo, respeitando as peculiaridades de cada sistema.

Compartilhe:

error: O conteúdo é protegido!!