Conexão com a cidade

Terminou no sábado, 23,  em Lages, a primeira edição do Conexão Serra. O evento, organizado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação da ACIL e Parque Órion, com apoio da Prefeitura de Lages, reuniu empresas e instituições de ensino que atuam no setor de Tecnologia e Inovação.

O resultado superou todas as expectativas dos organizadores que já planejam a próxima edição do evento. “Desejamos que o próximo Conexão aconteça em breve e dentro do Parque Órion, para que a comunidade possa conhecer esse ambiente de integração entre empresas, universidades e governo”, afirma Valmir Tortelli, Conselheiro Institucional da ACIL. “Conseguimos trazer palestrantes que são referências nas áreas em que atuam e o público prestigiou. Não poderia ser mais positivo”, destaca Giovani Vieira, diretor de comunicação do Núcleo de TI da ACIL. “Além do público, certamente, a ocupação de todos os lounges e a presença das instituições de ensino da cidade contribuiram muito para o sucesso do evento”, avalia Nelissa Gevaerd Colossi Branco, coordenadora do Núcleo de TI.

Conexão entre visitantes, profissionais e empresas

Durante os três dias do Conexão, centenas de pessoas assistiram as palestras com profissionais da área e circularam entre os 40 lounges montados no Centro Serra. Tudo disposto de forma a deixar o visitante bem à vontade para conhecer o produto de cada empresa. “Foi fantástica a experiência de expor para o público nossos produtos, ao mesmo tempo em que pudemos trocar experiências e estreitar laços com outros profissionais”, destacou a empresária Larissa Schultz, das empresas Cerumar e da Printe, que atuam com a proteção de propriedade intelectual e o registro de marcas.

Para o gerente de vendas, Rodrigo Saviski, da empresa EKomposit do Brasil S.A., o Conexão foi uma vitrine para expor aquilo que a empresa que ele representa, vai produzir em breve na cidade. A fábrica que está sendo construída na BR 282, próximo à Puris, deve ficar pronta em agosto. Serão contratadas cerca de 200 pessoas que vão trabalhar na fabricação de matéria-prima destinada à construção civil, setor automotivo, decoração, indústria naval e ferroviária. “O diferencial está na tecnologia aplicada no pinus de reflorestamento, que o torna tão resistente e durável quanto o aço. Queremos criar um novo ciclo para a madeira da região”, afirma Saviski.

Com novas empresas se instalando no município, crescem as oportunidades de emprego. Prova disso, foi a movimentação de pessoas no Balcão do Emprego, que também montou um espaço no Conexão. “O interesse existe das duas partes, tanto de quem trabalhar, quanto dos empresários. O diferencial está na qualificação. Quem estuda e se atualiza, tem grandes chances de fazer parte desse mercado de tecnologia que não pára de crescer”, destaca o vice-presidente da ACIL  e Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Juliano Chiodelli.

Rodada de Négócios

No sábado pela manhã, cerca de 30 profissionais e empresários participaram de uma rodada de negócios. Cada um pode falar sobre seu trabalho e apresentar a empresa ou negócio em que atuam, inclusive os mercados que estão conquistando. Um exemplo disso é a empresa Softec Sul, empresa de Lages que já possui uma filial na Flórida, EUA. O empresário, Athos Rodrigo, que também palestrou no Conexão explicou a trajetória e estratégias da empresa para alcançar novos mercados.

“É preciso traçar estratégias, mais do que priorizar resultados e metas.”– Alexandre Prates

Na contramão dos discursos que pregam a busca de resultados, o coach, especialista em desenvolvimento humano e desempenho organizacional, Alexandre Prates, um dos palestrantes do Conexão, falou sobre a necessidade de se focar nos detalhes, “naquilo que cabe na mão”, definiu. O que podemos fazer para alcançar nossos objetivos? Com base no livro que acaba de lançar, “Resultados, além dos números”, Prates enfatizou a importância de se alterar percepções para melhorar o desempenho. Ele citou como exemplo, a frase de um de seus clientes, o catarinense, lutador do UFC e apresentador de TV, Junior Cigano: “Você se torna um campeão quando descobre que ganhar ou perder, é apenas uma consequência”.

Compartilhe:

error: O conteúdo é protegido!!