Comunicação assertiva foi pauta na reunião do Núcleo de Gestão de Pessoas da ACIL

Expressar suas ideias de maneira clara, direta e respeitosa é o grande desafio nas relações profissionais. Para ajudar a resolver esse desafio, o Núcleo de Gestão de Pessoas da Associação Empresarial de Lages recebeu a psicóloga Maria Eduarda Godoi na reunião realizada nesta terça-feira, 23 de julho.

Ao comunicarmos algo, devemos considerar não apenas as palavras que utilizamos, mas também o tom de voz e a linguagem corporal. Segundo o estudo de Albert Mehrabian, criador da regra 7-38-55, as palavras representam apenas 7% do que é comunicado, enquanto o tom de voz equivale a 38% e a linguagem corporal a 55%. Por isso, é preciso estar atento tanto às suas falas quanto a dos outros.

De acordo com Maria Eduarda, para manter um ambiente de trabalho harmonioso e produtivo, é essencial evitar certas atitudes como arrogância, insensibilidade, impulsividade, mau uso do tom de voz e agressividade. Ela também destacou várias vantagens da comunicação assertiva: melhora a capacidade de expressão; aumenta o respeito dos colaboradores; auxilia na resolução de conflitos; ajuda na capacidade de negociação; denota mais credibilidade; reduz o estresse por situações ocasionadas pelos ruídos de comunicação.

Ao final, ela deu algumas dicas valiosas como evite falar de braços cruzados para não transparecer que você não aceita sugestões ou críticas, deixe as pessoas completarem as falas, cuidado com o volume da sua voz e faça contato visual.

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