Burnout e estresse ocupacional esteve em pauta na reunião do Núcleo de Gestão de Pessoas da ACIL

Para entender como identificar e prevenir a Síndrome de Burnout que se tornou uma realidade cada vez mais presente nas empresas e entre profissionais de diversas áreas, o Núcleo de Gestão de Pessoas da Associação Empresarial de Lages recebeu a psicóloga Luana Ramos, na reunião realizada na manhã desta terça-feira, 05 de novembro.

O Burnout é um processo de desgaste prolongado e incapacitante que pode comprometer tanto a saúde quanto a produtividade. As consequências para a saúde vão além da exaustão, causando problemas cardiovasculares e depressão, além de refletir no aumento do absenteísmo, queda na produtividade e prejuízos para o convívio social e familiar.

Segundo Luana, a responsabilidade pela prevenção do Burnout recai não apenas sobre o indivíduo, mas também sobre as empresas e lideranças. Promover uma cultura de apoio, onde o diálogo e o suporte mútuo sejam incentivados, é uma das primeiras medidas. Além disso, é fundamental ter práticas que contemplam uma carga horária justa, treinamentos em gestão de tempo e a implementação de pausas para reduzir o impacto do estresse.

Para lidar com o Burnout, é importante identificar e aceitar os sinais e procurar ajuda psicológica. Planejar uma carreira com base em metas que reflitam os valores pessoais e desenvolvam resiliência são passos fundamentais para enfrentar a síndrome. Práticas de relaxamento, exercícios físicos e uma alimentação balanceada também são estratégias de autocuidado.

O combate ao Burnout exige comprometimento e ações concretas tanto das empresas quanto dos profissionais. Cuidar de si mesmo não é apenas uma questão de bem-estar, mas também de respeito e autoconhecimento.

Compartilhe:

error: O conteúdo é protegido!!