Entre os dias 25 e 27 de março, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou em Lages uma série de provas para a Certificação Nacional de Cães de Busca e Resgate. A cerimônia de premiação ocorreu na manhã desta sexta-feira, 28 de março, no 5º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), e contou com a presença de autoridades, incluindo o vice-presidente de Núcleos da Associação Empresarial de Lages, Denys Krzizanowski.
O evento faz parte das comemorações pelos 60 anos de atuação do CBMSC em Lages e foi promovido em parceria com o Comitê Nacional de Busca, Resgate, Salvamento e Cães (CONABRESC), da Liga Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM). Ao longo da semana, nove binômios — duplas formadas por um bombeiro militar e um cão de busca — participaram das provas, que avaliaram desde habilidades fundamentais, como obediência, até desafios mais complexos, incluindo busca rural com varredura de área e busca por restos mortais.
A certificação é um requisito essencial para que os cães possam atuar em operações reais de busca e resgate. O documento tem validade de até três anos, sendo necessária uma nova avaliação ao final desse período para garantir a continuidade do trabalho das equipes.