Andamento do Protótipo Alpha é apresentado aos diretores da ACIL

Os empresários da Associação Empresarial de Lages receberam na reunião desta segunda-feira, 21 de outubro, o coordenador do Protótipo Alpha PMSC Ordem Pública 5.0, Tenente-Coronel Frederick Rambusch, que atualizou os presentes sobre o andamento do projeto que é desenvolvido pela Polícia Militar de Santa Catarina – PMSC, em parceria Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC.

A metodologia adotada pelo Protótipo Alpha visa identificar e atuar sobre os principais fatores associados à desordem e violência, com ênfase em áreas como violência letal e doméstica, integrando desenvolvimento sustentável e segurança pública. O projeto leva em consideração questões como escolaridade, desigualdade de gênero, cognição e acesso à saúde. A partir dessa análise, busca soluções para problemas estruturais que afetam a qualidade de vida dos cidadãos da região. Segundo os dados apresentados, os fatores predominantes associados a violência doméstica são a dependência financeira, o isolamento social e a saúde mental. Já com relação a violência letal, os fatores predominantes são a urbanização desordenada, acesso a serviços essenciais e a desigualdade socioeconômica.

O coordenador do projeto apresentou ainda casos concretos que exemplificam os desafios diários enfrentados por famílias em situação de risco, como a de “Jasmim” (nome fictício), uma criança de seis anos que vive em condições precárias com uma mãe dependente química. “Ela se arruma sozinha, quer ser como as outras crianças, mas enfrenta uma realidade muito distante dessa normalidade”, relatou. O caso de “Jasmin” revela a necessidade urgente de atenção às causas estruturais da violência e da exclusão social e a importância de políticas públicas eficazes e bem executadas.

Compartilhe:

error: O conteúdo é protegido!!