Aeroporto de Correia Pinto: Secretário de Desenvolvimento Regional assume compromisso na ACIL

“Eu me comprometo a liderar a processo e informar o andamento. A meta é que o Aeroporto Regional de Correia Pinto esteja pronto para uso dentro de CINCO meses.”

A afirmação é do Secretário de Desenvolvimento Regional, João Alberto Duarte, que participou da reunião semanal da diretoria da ACIL. Segundo ele a incumbência lhe foi repassada pelo governador Raimundo Colombo, que pretende ver o aeroporto em funcionamento no mais curto espaço de tempo possível, tornando-a uma obra prioritária. Assumindo esse compromissos diante dos empresários, Duarte apresentou um relatório com os dados do que já está pronto e o que falta fazer, a exemplo, das obras de acesso. E ele foi duramente cobrado por vários empresários presentes. O descontentamento era visível e o descrédito evidente diante de inúmeras promessas não cumpridas em relação ao aeroporto ao longo de tantos anos.

De acordo com Luiz Spuldaro, presidente da ACIL “essa é uma das prioridades da região, visto que a falta de pelo menos um vôo diário pra São Paulo prejudica o trabalho dos empresários, dificulta o turismo e o desenvolvimento sócio-econômico da região como um todo”.

Um dos empresários presentes, Anderson de Souza da J de Souza Indústrica Metalúrgica Ltda., chegou a fazer um levantamento das matérias publicadas em jornais sobre o aeroporto, onde as promessas são anualmente refeitas. O prefeito de Correia Pinto, Vânio Foster também participou da reunião e agradeceu o compromentimento da ACIL com a causa. “Aquele aeroporto não é de Correia Pinto, mas da Serra Catarinense, visto que atenderemos toda a região e até o mesmo o Alto Vale do Itajaí”.

Uma das sugestões apresentadas na reunião é que se viabilize, inicialmente, o funcionamento de vôos comerciais no Aeroporto de Lages. Isso porque, embora estudos já tenham apontado que pista não está preparada para receber aviões de grande porte, com um investimento mínimo ele poderia, em um breve espaço de tempo, receber aviões de até 74 lugares, como os ATR-72 da empresa Azul ou da Passaredo. Posteriormente, quando o Aeroporto de Correia Pinto estivesse totalmente pronto, o de Lages seria revertido para uma plataforma de vôos executivos, base para a NovaerCraft que brevemente se instalará em Lages, além de tornar-se um ponto de apoio, manutenção e de abastecimento de aeronaves, devido a sua localização estratégica no sul do Brasil.

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