A Associação Empresarial de Lages promoveu na noite desta quarta-feira, 03 de agosto, em seu auditório, o 1º Ciclo de Apresentação de Candidatos, que contou com a participação de João Raimundo Colombo (pré-candidato a senador), Gean Loureiro (pré-candidato a governador de SC), Eron Giordani (pré-candidato a vice-governador).
O evento conduzido pela vice-presidente da ACIL, Janelise Royer dos Santos, tem o objetivo de disponibilizar um espaço democrático e participativo para que os candidatos que concorrem às eleições em outubro próximo, tenham a possibilidade de apresentar suas propostas. Em sua fala, a vice-presidente apresentou aos pré-candidatos os pleitos levantados pelas associações empresariais da Serra Catarinense e que estão inclusos na Cartilha Voz Única, uma publicação da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc). Ela destacou ainda que a ACIL não atua de forma partidária, mas entende que a política se faz pela defesa dos princípios da democracia, do contraditório e da pluralidade das opiniões.
Em sua fala, o pré-candidato ao Governo de SC falou sobre sua trajetória política e defendeu a eleição de Raimundo Colombo ao Senado. Em seguida, foi a vez de Colombo destacar a importância de sua eleição e de Gean para promover o desenvolvimento da região. “Juntos, poderemos ajudar a região, desenvolvendo ações que promovam o desenvolvimento da Serra”, falou.
Pleitos da Serra Catarinense
Os principais pleitos levantados apresentados foram:
- BR 282: construção de terceiras pistas no trecho entre a BR 116 e o contorno viário de Florianópolis (BR 101) e seu concessionamento;
- Efetivação do edital de construção das ZPE – Zona de Processamento e Exportação;
- Asfaltamento da rodovia SC 284 entre Palmeira e Correia Pinto;
- Uso e ocupação do solo no bioma Mata Atlântica – Fortalecimento do Código Ambiental Catarinense, frente às notificações do IBAMA, na Serra;
- Anel viário em São Joaquim;
- Continuidade na pavimentação asfáltica no trecho da SC 390, entre Bodegão e São Joaquim;
- Compromisso com a continuidade de estratégia de manutenção da municipalização de recursos estaduais;
- Equiparação de IDH – índice de desenvolvimento humano da região da Serra com o estado de SC;
- Implantação de uma unidade da CEASA – Centrais de Abastecimento do Estado de SC, em Lages;
- Construção da subestação da CELESC;
- Conclusão das obras do asfalto na SC 370 – trecho serra corvo branco;
- Viabilização da duplicação dos trechos prioritários na BR 116;
- Pavimentação da rodovia SC 370 trecho Urubici a Rio Rufino.
Destes pleitos os cinco primeiros são considerados prioritários e serão acompanhados de perto pela Facisc e as associações empresariais da Serra Catarinense.
Voz Única
A cartilha Voz Única reúne as principais reivindicações da classe produtiva para o desenvolvimento de Santa Catarina. Neste ano, a Facisc e as Associações Empresariais de todo estado levantaram 744 demandas, destes foram eleitos 60 pleitos que serão monitorados para acompanhamento da evolução.
Além desta Ciclo de Apresentação de Candidatos, a ACIL e a Facisc farão um encontro em Lages para entregar a cartilha impressa aos candidatos, que terão a oportunidade para expor suas intenções em relação aos temas propostos.