Competências, retenção de talentos, plano de carreira, foram alguns dos assuntos abordados pelo professor da Fundação Getulio Vargas, Reinaldo Faissal, no 4º módulo do Programa de Gestão e Vivência Empresarial (PGVE), que teve como tema Gestão de Pessoas. Os encontros aconteceram nos dias 21 e 22 de fevereiro, na ACIL.
Nos dois dias de encontro, o professor levou os participantes a refletirem se, como gestor, estamos preparados para reconhecer as diversas culturas e ser capaz de desenvolver um ambiente produtivo e integrador, apesar dessa diferenças. Para ser um bom gestor é preciso conhecer seu pessoal e sua empresa, insistir no realismo, estabelecer metas e prioridades claras, concluir o que foi planejado, recompensar quem faz, ampliar as habilidades e conhecer a si próprio. Faissal destacou que para reter talentos além de um bom salário, é preciso oferecer um bom ambiente de trabalho, reconhecimento, programas de incentivo, avaliação de desempenho e plano de carreira.
Também participou deste módulo, como palestrante convidada Cristina Keiko Yamaguchi, gerente de qualidade e responsável pela implementação do programa de qualidade total e ISSO 9001 na Transul, empresa que realiza o transporte urbano de passageiros em Lages. Cristina destacou que empresa utiliza o programa de qualidade como base para monitorar o serviço e os custos e melhorar os processos internos, e assim prestar um serviço de qualidade para a comunidade.