ACIL e CDL realizam pesquisa para verificar o impacto econômico da Covid-19 sobre empresas associadas

Os efeitos causados pela pandemia da Covid-19 nas empresas lageanas foi tema de pesquisa encomendada pela Associação Empresarial de Lages (ACIL) e Câmara de Dirigentes Lojistas de Lages (CDL Lages) junto a seus associados. Foram entrevistadas 394 empresas, o que equivale a cerca de 20% do total de associados das duas entidades.

Realizada no mês de abril de 2021, os números da pesquisa ajudam a mapear os efeitos econômicos em segmentos da indústria, comércio, serviços, gastronomia/bares. Assim, é possível identificar os setores que foram mais afetados e, ainda, os que tiveram um crescimento nesse período de pandemia.

Os dados apontam que houve uma redução de 54,14% no faturamento das empresas, porém ao analisar por segmento, gastronomia/bares foram os mais impactados: 92,86% deles tiveram redução no faturamento. Já a indústria teve um aumento de 42,86%. Mesmo com redução no faturamento, 45,11% dizem estar em uma situação financeira tranquila, sendo a grande maioria do comércio, indústria e serviços e 42,86% dos estabelecimentos do setor de gastronomia/bares apontam estar com dificuldade em se manter. Mesmo com as dificuldades enfrentadas pelo setor, 35,71% das empresas de gastronomia/bares não utilizou nenhuma linha de crédito, sendo que esse número aumenta para 68,31% de todas as empresas entrevistadas.

Com relação aos funcionários, 57,89% disseram que permaneceram com a mesma quantidade e apenas 12,78% aumentou. Novamente a gastronomia/bares foram os que mais demitiram, 71,43% dos estabelecimentos diminuíram seu quadro de funcionários. A pesquisa aponta que em 79,7% das empresas não houve redução de renda dos funcionários, como a utilização do plano emergencial ou redução de comissões. Neste quesito, apesar do setor da gastronomia/bares serem os mais afetados, apenas 7,1% utilizaram o plano emergencial de preservação do emprego. A renda média dos funcionários demitidos é de até R$ 2 mil.

Um dado importante apontado na pesquisa diz respeito aos funcionários afastados por Covid-19. Entre as empresas pesquisadas 43,51% não tiveram nenhum afastamento e 19,08% tiveram apenas 1 funcionário afastado.

error: O conteúdo é protegido!!