PROJETO PARA DESENVOLVER O TURISMO NA SERRA CATARINENSE FOI APRESENTADO NA REUNIÃO DA ACIL

O presidente do Instituto DEL (IDEL), Carlos Eduardo de Liz, acompanhado do superintendente Osmar Vicentin, do diretor técnico Andreas Dohle, e da diretora administrativa, Carina Casanova, apresentaram na reunião da Associação Empresarial de Lages, realizada na noite desta segunda-feira, 06 de maio, um projeto de Turismo Sustentável da Serra e Sul catarinenses.

O projeto, que será desenvolvido pelo Instituto DEL e conta com investimentos do Programa Al Invest Verde, tem como objetivo principal fortalecer a cadeia produtiva do turismo para melhorar a qualidade de vida nos municípios selecionados. Segundo Vicentin, o maior desafio será “conciliar um modelo que alie a conservação da natureza e desenvolvimento do turismo no entorno das reservas naturais, que atenda os desejos da sociedade e do trade turístico em se apropriar desses importantes bens da região”.

As ações incluem sensibilização de empresas, certificação de empresas, formação de jovens ambientalistas, fomento de práticas sustentáveis e educação ambiental, digitalização do turismo e apoio a atividades econômicas e turísticas sustentáveis no entorno do parque nacional. E o público alvo são as micro e pequenas empresas, empreendimentos turísticos, Unidade de conservação de proteção integral da natureza e jovens residentes em municípios da Serra e Sul de Santa Catarina.

Entre os parceiros dessa iniciativa estão a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), a organização alemã Bildungswerk der Bayerischen Wirtschaft (bbw), a holandesa Green Destinations e a alemã Sequa.

Al-Invest Verde

O Programa Al-Invest Verde, é uma iniciativa da União Europeia e busca promover cadeias produtivas sustentáveis na América Latina, sendo a proposta catarinense uma das selecionadas entre os 42 projetos inovadores escolhidos entre mais de 150 propostas focadas em cadeias de valor livres de desmatamento e transição para modelos de negócios mais circulares.

error: O conteúdo é protegido!!