A nucleada Cristina Yamaguchi compartilhou sua história com as demais integrantes do Núcleo da Mulher Empreendedora da Associação Empresarial de Lages em reunião realizada na manhã desta terça-feira, 23 de julho.
Natural de São Paulo, Cristina veio para Lages ainda na adolescência. Se inseriu no mercado de trabalho aos 16 anos e sua primeira grande conquista profissional foi a aprovação no concurso de um banco estatal, onde permaneceu por 13 anos, até o banco iniciar o processo de privatização.
Mesmo sendo graduada em Ciências Contábeis, ela cursou Técnico de Segurança do Trabalho para se preparar para uma nova fase profissional. Assumiu o cargo de responsável do escritório de qualidade e, posteriormente, gerente de qualidade na empresa Transul, onde atua há 28 anos.
A retomada dos estudos despertou uma nova paixão, “adorei aprender e não parei mais”, declarou ela que é pós-graduada em Produtividade e Qualidade Total, tem MBA em Administração Global, mestrado em Administração e doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento. “Com o Mestrado, recebi o convite para ministrar aulas no curso de Administração e Ciências Contábeis”.
Cristina enfatiza a importância da formação contínua e do investimento em capacidades técnicas para alcançar objetivos profissionais. Suas palavras proibidas incluem expressões como “não sei fazer”, “não consigo” e “não mereço”.