Na noite desta segunda-feira, 15 de maio, a diretoria da Associação Empresarial de Lages recebeu o desembargador Raulino Jacó Brüning que proferiu uma palestra sobre o tema “Planejamento sucessório nas empresas familiares: antes tarde do que nunca”. Além dos empresários também estavam presentes o ex-presidente da ACIL, Dr. Ernani Francisco da Rosa, que aos 97 anos ainda dedica-se ao direito e diversos profissionais da área do direito.
O desembargador explicou que para ter uma empresa bem-sucedida é importante preparar a sucessão da empresa enquanto se está em vida, a fim de prevenir conflitos e disputas, e garantir que os negócios se perpetuem. Segundo ele, apenas de 5% a 15% das empresas familiares continuam operantes até a terceira geração, nas mãos dos descendentes. Isso acontece, pois na maioria das vezes, os conflitos familiares não são resolvidos adequadamente.
Dr. Raulino destacou ainda a importância de pessoas físicas também fazerem o planejamento sucessório. “Isso significa dar a destinação dos bens particulares em vida, antecipando a distribuição da herança. Com isto, pode-se evitar inventários, conflitos futuros entre herdeiros e gastos judiciais. É um trabalho preventivo”, destacou ele.