Facisc e Governo do Estado dão início as agendas de desenvolvimento territorial previstas no Programa Gente Catarina

Após assinatura de convênio para elevar o IDH de municípios catarinenses, a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável deram início as agendas de desenvolvimento territorial. O lançamento da ação do Programa Gente Catarina, na área do desenvolvimento econômico, aconteceu nesta quarta-feira, 27 de julho, no auditório da Associação Empresarial de Lages (ACIL).

Na abertura do evento, a diretora de Soluções da Facisc e conselheira consultiva da ACIL, Isabel Baggio, fez referência ao Plano de Desenvolvimento Tecnológico Econômico Regional (PDTER), desenvolvido em Lages na década de 1990, que gerou muitos frutos para o desenvolvimento econômico da Serra Catarinense, entre eles o Banco da Família e o Aeroporto Regional do Planalto Serrano. Ela destacou a importância da união de várias entidades e lideranças em prol de um mesmo objetivo. Na sua fala o Ten. Cel. Frederick Rambusch, coordenador do programa, reforçou a importância da participação de todos, “se as pessoas do território não participarem deste processo construtivo não teremos êxito no final”.

O Programa Gente Catarina tem como objetivo principal melhorar a vida das pessoas, por meio da elevação do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). A Serra Catarinense foi a primeira região do estado a iniciar as ações do Programa Gente Catarina, através dos municípios de São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Campo Belo do Sul, Cerro Negro e Urupema.

O município de São Joaquim que está desenvolvendo as ações do programa desde 2021 já apresenta resultados positivos. “São Joaquim conseguiu reduzir a mortalidade infantil de 145 para 6%. Lá, a comunidade aderiu a uma série de cuidados para reduzir ainda mais esse índice, eles querem chegar ao final do ano e não ter nenhum óbito infantil. Ainda em São Joaquim, eles conseguiram o retorno para sala de aula de mais de 200 estudantes”, informou Rambusch. Em seguida, alguns atores envolvidos no desenvolvimento do programa em cidades de várias regiões do estado compartilharam os resultados de suas ações.

A metodologia DEL que será utilizada no Programa Gente Catarina, foi desenvolvida pela Facisc e tem como objetivo aumentar a competitividade e a capacidade de transformação dos municípios catarinenses a partir de uma estratégia sustentável e de longo prazo, que fortalece a economia local e melhora a qualidade de vida dos moradores da cidade. O consultor da Facisc, Osmar Vincentin, explicou que no DEL parceiros públicos, a classe empresarial e atores não governamentais trabalham juntos para melhorar as condições de crescimento econômico e da geração de emprego nos municípios.

error: O conteúdo é protegido!!