Jornalista Upiara Boschi apresenta um panorama sobre as eleições 2022 para os empresários da ACIL

O jornalista especializado em política Upiara Boschi, consultor deste projeto, foi o convidado da reunião da diretoria da Associação Empresarial de Lages realizada na segunda-feira, 06 de junho, onde apresentou um panorama geral sobre as eleições de 2022.

O jornalista iniciou sua fala destacando o prazer em ser consultor do projeto Voz Única da Facisc, que ajuda a entender o que nosso estado precisa para crescer e se desenvolver, levantando as dificuldades e reais necessidades de cada região. “A cartilha do Voz Única equivale a um plano de governo e melhor do um plano de fato, porque ali constam demandas que vem da base, trazendo os anseios da sociedade”.

Sobre as eleições que acontecem no Brasil, em outubro, Boschi destacou ainda o fim da coligação para os cargos de deputado estadual e federal, assim cada partido terá que lançar chapa cheia, o que pode chegar a 41 candidatos ao cargo de deputado estadual por partido, em Santa Catarina. Também se posicionou a favor do voto regional, “Lages trabalha muito bem isso. Vocês sabem que precisam concentrar votos para garantir as cadeiras lageanas, tanto em Brasília quanto no Estado. Às vezes até afeta as eleições municipais, porque tem a noção muito forte de que se eleger alguém que ocupa uma cadeira no legislativo estadual ou nacional, irá perder aquela cadeira e isso é muito importante”, comentou.

Apesar das candidaturas serem oficializadas até o dia 5 de agosto, a disputa, tanto nacional quanto estadual, já vai apresentando algumas características. O quadro nacional apresenta dois fortes candidatos ao cargo de presidente que poderão ir ao segundo turno: Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva. Para Boschi, esta é uma eleição completamente diferente, “num cenário fragmentado, quem fizer 20% dos votos pode ir pro segundo turno”. Já para o cargo de governador, ele comentou que existem três blocos disputando a cadeira, Jorginho Mello e Esperidião Amin aliados ao presidente Jair Bolsonaro, Décio Lima e Dário Berger aliados ao ex-presidente Lula e, nem de esquerda nem de direita, estão Carlos Moisés e Gean Loureiro.

Para o Senado Federal, ele destacou os nomes do ex-ministro da Pesca, Jorge Seif Júnior, por ser o escolhido por Bolsonaro para concorrer ao cargo e do ex-governador Raimundo Colombo, com tem possibilidades de vencer a disputa.

error: O conteúdo é protegido!!