Núcleo de Gestão de Pessoas da ACIL promove conversa sobre o engajamento de talentos na atualidade

As pessoas são consideradas o maior ativo que uma empresa pode ter e quanto mais engajados e qualificados forem, melhores serão os resultados da empresa. Mas como conseguir engajar esses talentos? Esse foi o tema do bate papo promovido pelo Núcleo de Gestão de Pessoas da Associação Empresarial de Lages (ACIL), realizado na manhã da última terça-feira, 07 de abril.

Segundo dados apresentados pela coordenadora do Núcleo, Lucimara Branco, em janeiro, 544.541 pessoas decidiram abandonar seus trabalhos. São pessoas que estão buscando realização e equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, e isso acontece nos níveis mais especializados. Outro ponto debatido, tem relação com a qualificação profissional. Há um grande volume de vagas abertas que não são preenchidas por falta de profissionais qualificados.

A perspectiva de crescimento na carreira é o fator central para os pedidos de demissão. A oferta de mercado comparada às dúvidas na empresa atual é o fator chave para a decisão de troca. Além disso, as recentes transformações nas relações de trabalho decorrentes da pandemia, abriram outras possibilidades. Hoje, para muitas carreiras existem opções para trabalhar em qualquer lugar do mundo sem que seja necessário sair de casa. Isso ampliou a competição global por profissionais.

Para reter os talentos é preciso dar clareza sobre como a carreira pode se desenvolver, reforçar o protagonismo e dar ferramentas para o crescimento. Promover o desenvolvimento de lideranças é um dos fatores mais importantes nesse processo. Um bom líder consegue manter diálogos produtivos e assim, alcança resultados melhores. Um exemplo que representa bem a importância de um bom líder, é o ditado que diz: “as pessoas não se demitem da empresa, elas se demitem de líderes ruins”.

Conhecer o que motiva e alavanca os resultados de cada membro da equipe é fundamental para alcançar as metas estipuladas. Além disso, os colaboradores se sentem comprometidos se estiverem satisfeitos com a empresa.

error: O conteúdo é protegido!!