Empregos, qualificação e ZPE foram assuntos discutidos na reunião da diretoria da ACIL

Os diretores da Associação Empresarial de Lages receberam o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Álvaro Mondadori, em sua reunião semanal realizada na última segunda-feira, 21 de março, que falou sobre empregos, qualificação e Zona de Processamento e Exportação (ZPE).

O secretário destacou o programa Qualifica mais Mulher, uma campanha da Prefeitura de Lages, através das secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Políticas para a Mulher. De acordo com ele, estão sendo ofertados 19 cursos gratuitos para a qualificação profissional feminina. “A ideia é possibilitar que esse público esteja preparado para o mercado de trabalho e alcance sua independência financeira”.

O programa está disponibilizando cursos em diversas áreas, entre elas liderança, finanças e investimentos, pintura de interiores, banhista de pet, marketing digital, cuidadora de idosos, chapeação automotiva e operadora de retroescavadeira.

Mondadori contou que irão lançar duas campanhas: uma focada no primeiro emprego e a outra no emprego após os 45 anos. Estes são dois nichos com bastante dificuldade de se colocar no mercado, o jovem esbarra na falta de experiência e o outro grupo encontra dificuldade pela questão da idade. “O jovem não terá experiência se não tiver a oportunidade do primeiro emprego. E as pessoas acima dos 45 anos possuem experiência, a empresa que não quer contratá-la está perdendo um profissional qualificado”, destacou ele.

Sobre a ZPE, o secretário informou que para formalizar sua criação o Prefeito Antonio Ceron deverá assinar um decreto nos próximos dias. Ficará faltando a homologação por parte do Governo Federal.

error: O conteúdo é protegido!!