Projeto de duplicação da BR 116 esteve em pauta na reunião virtual da diretoria da Associação Empresarial de Lages realizada na noite desta segunda feira, 29 de junho. Na ocasião, o coordenador de Implantação e Conserva da Arteris Planalto Sul, Tiago Bortoli, atualizou os empresários sobre o andamento do projeto.
De acordo com Bortoli, devido a pandemia do coronavírus, o projeto de duplicação sofreu atrasado no cronograma de entrega. “Até o final de julho será entregue o projeto do trecho de Lages, já contemplando a extensão de 7 km. Na sequência iremos protocolar na ANTT, já com os orçamentos. Aí segue um cronograma até o final do ano, para os demais segmentos”, explicou. Explicou que é uma obra extra contratual então requer o equilíbrio financeiro do contrato e, por isso, depende da validação da ANTT.
Sobre o trevo de acesso a Berneck, ele explicou que existe um projeto, realizado pelo proprietário do posto de combustível que fica ao lado da empresa, que deverá além do posto, a JBS e a Berneck. Por ser um projeto particular, será necessário uma análise por parte da concessionária que deverá encaminhá-lo, posteriormente à ANTT para análise e aprovação. Segundo Bortoli, a Berneck está ciente que para atendê-la é preciso fazer algumas adaptações e está sendo dada sequência a este projeto que seria um trevo em nível. “O nosso projeto de duplicação prevê um trevo em desnível, que seria a condição ideal. Só que nós entendemos que este projeto irá atender as necessidades das empresas. O projeto funcional do posto já foi validado e agora foi liberado para estar desenvolvendo o projeto executivo, mas é um projeto particular”, destacou ele. Quanto ao acesso à Coxilha Rica, informou que é um projeto do Governo de Santa Catarina e já foi para aprovação da ANTT. Após a aprovação, a empresa que presta serviço para o Estado será liberada para executar a obra.
Com relação as terceiras faixas, no início de 2020 a concessionária entregou 10km, que compreendem Correia Pinto, Ponte Alta e parte da serra do Espigão. Estão previstas ainda, obras ao longo da serra do Rio Pelotas, mais alguns trechos da serra do Espigão e um segmento próximo a ela. “O objetivo é contemplar o restante da serra do Espigão com terceiras faixas. Essa obra está prevista para o primeiro semestre do ano que vem”, finalizou.