Redução de voos no Aeroporto de Lages foi pauta de reunião do Fórum das Entidades com lideranças da Serra Catarinense

Preocupados com as novas mudanças dos voos da Azul Linhas Aéreas, integrantes do Fórum das Entidades reuniram-se na manhã desta sexta-feira, 13/03, nas dependências da ACIL. Também estavam presentes o deputado estadual Marcius Machado, o vereador Lucas Neves, o comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, Ten. Cel. Fabiano da Silva; o supervisor administrativo da Berneck, José Wolny de Souza; o gerente de infraestrutura aeroviária da Secretaria de estado da Infraestrutura, George Picinato; e membros da Comissão Pró Voo, da Associação Empresarial de Lages.

Atualmente, o Aeroporto Federal Antonio Correia Pinto de Macedo, em Lages, recebe voos de domingo a sexta feira. Com essa alteração os voos passarão a acontecer apenas nas quartas-feiras e nos sábados. Essa decisão de alteração dos horários, impactará diretamente na rotina de pessoas responsáveis pela geração de negócios e, consequentemente, desenvolvimento socioeconômico da Serra Catarinense.

De acordo com o coordenador da Comissão Pró Voo, Anderson de Souza, destacou o árduo trabalho para disponibilizar voos comerciais regulares no aeroporto de Lages. “Todos os voos tem ocupação de 70% a 80% dos lugares e a grande maioria dos passageiros são empresários que precisam se deslocar por motivo de negócios. Esse cancelamento irá causar prejuízos econômicos para Lages”, enfatizou ele. O presidente da ACIL, Carlos Eduardo de Liz, citou como exemplo a empresa Berneck que está guardando um pessoal que virá do Canadá e com esta alteração não poderá desembarcar em Lages.

As lideranças formataram um documento, que será encaminhado à Azul, solicitando que a companhia reveja esta decisão de deixar apenas dois voos semanais e mantenha os voos de domingo a sexta-feira para, desta forma, não causar prejuízos a economia do município. Também solicitaram ao deputado Marcius Machado para que proponha, junto a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, a alteração da Lei 17.762/2019, que dispõe sobre a redução da base de cálculo do ICMS para combustíveis de aviação. A sugestão é de dividir os aeroportos em três categorias e com as seguintes condições: na primeira categoria os aeroportos de Navegantes e Florianópolis, caso a empresa aérea opere voos regulares internacionais em, no mínimo, quatro rotas semanais com origem nos aeroportos desta categoria; na segunda categoria os aeroportos de Caçador, Chapecó, Correia Pinto, Jaguaruna, Joinville e Lages, caso a empresa aérea opere voos em, no mínimo, sete operações semanais com rota de origem em, no mínimo, quatro destes aeroportos; e na terceira categoria os aeroportos de Blumenau, Concórdia, Curitibanos, Forquilhinha, Joaçaba, Lontras/Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Três Barras, Videira e Xanxerê, caso a empresa aérea opere voos em, no mínimo, sete operações semanais com  rota de origem nos aeroportos desta categoria.

 

Aeroporto Regional de Correia Pinto

No mês de fevereiro o Aeroporto Regional do Planalto Serrano, em Correia Pinto recebeu a homologação para operar voos por meio visual e já está operacional. De acordo com o gerente de infraestrutura aeroviária, George Picinato, a parte de infraestrutura traz o atendimento completo exigido para essa categoria. “O próximo passo é a publicidade da licitação para contratação da empresa privada que irá administrar o aeroporto. Essa empresa vai assumir a administração do aeroporto como um todo, incluindo a prestação de serviços de tráfego aéreo que é fundamental para operação por instrumentos e a homologação da operação no aeroporto. Possivelmente até o final do mês deverá ser lançada a licitação”, explicou ele acrescentando que “os procedimentos para aproximação utilizados hoje, são por RNAV (Rotas de Navegação Aérea), que é um equipamento da aeronave, é uma aproximação por GPS”, completou.

Picinato solicitou o apoio das lideranças para resolver a pendência do acesso ao aeroporto. “O processo está pronto desde 18 de fevereiro para ser lançada a licitação e a gente está tendo dificuldades na questão do recurso, que fica em torno de R$ 870 mil. Essa licitação compreende a finalização do acesso, sinalização do acesso completo até o aeroporto, com paisagismo de toda a entrada, iluminação  e revisão da cobertura”, destacou.

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