A convidada da reunião da Associação Empresarial de Lages desta segunda feira, 07 de outubro, foi Beatriz Montemezzo, diretora da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Lages, inaugurada no dia 20 de julho.
Gestora da saúde há mais de 13 anos, Beatriz relatou aos empresários o trabalho que vem desenvolvendo frente à unidade com foco na prestação de serviço de qualidade, para isso concentrou seus esforços em buscar melhorias para os serviços e a logística. Segundo ela, apesar das dificuldades financeiras e de estarmos em um momento em que não se podem realizar gastos enormes, existem maneiras de gerenciar isso e de garantir uma assistência de qualidade para a população.
Uma das soluções encontradas para melhor atender a população foi alterar a escala médica diária, ao verificar que a maior demanda é entre às 15h e 1h da manhã. “Quando eu assumi haviam três escalas médicas diárias, com três profissionais em cada uma. Conversei com a equipe e tirei um médico da madrugada, que é quando temos o menor movimento, e botei no período da tarde. Ainda não está bom, mas já melhorou”, contou ela, acrescentando que a UPA atende com 3 médicos das 8h às 14h; com 4 médicos das 14h às 2h; e com 2 médicos das 2h às 8h.
A diretora relatou ainda que nos primeiros 30 dias de funcionamento da UPA foram atendidos 9.034 pacientes, isso dá em torno de 300 pacientes por dia. Desse volume de pacientes, metade não precisaria estar na UPA, poderiam estar sendo atendidos em uma Unidade Básica de Saúde. “Nós não podemos negar atendimento, o SUS é um direito de todos e dever do estado, então nós temos de nos organizar e atender”, declarou.
Outra questão trabalhada por Beatriz é o atendimento humanizado. De acordo com ela, a única maneira de mudar esse rótulo de que a UPA é difícil, é tratando bem, acolhendo, acalmando as pessoas. “Essas são as angustias que eu sinto e que eu tenho multiplicado pra minha equipe. Nós temos que trabalhar de uma maneira que as pessoas venham pra cá e sintam-se seguras”, finalizou.