ICMS-SC, empresas exportadoras podem retomar as transferências de saldo credor

Desde 31 de dezembro de 2018 as empresas exportadoras sediadas em Santa Catarina estavam com restrições na Secretaria da Fazenda Estadual, para realizar a transferência dos créditos de ICMS de exportação para terceiros. Essa situação foi revista e a partir desse mês de fevereiro de 2019, poderão ser retomadas as transferências, que estão condicionadas a apresentação de um projeto de contrapartida financeira.

É importante deixar claro que os contribuintes podem questionar judicialmente essas restrições. As empresas estão ganhando as discussões porque o Superior Tribunal de Justiça (STJ) entende ser desnecessária a lei estadual regulamentadora que trata da transferência dos créditos de ICMS decorrente de exportação.

No mais, para o STJ, o Estado não pode proibir o aproveitamento ou transferência desses créditos de ICMS, pois viola o princípio da não-cumulatividade.

(Fabrício da Silva – FDS Economia Tributária & Blindagem Patrimonial)

error: O conteúdo é protegido!!