Uma das principais causas de morte no Brasil, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) foi tema de uma pesquisa de mestrado da Uniplac e se transformou em um importante programa de prevenção e tratamento de pacientes que sofreram um AVC, o Lab AVC Serra. Este projeto foi apresentado pela pró Reitora de Pesquisa, Extensão e Pós Graduação, Cristina Keiko Yamaguchi e a professora orientadora, Anelise Viapiana Masiero, aos diretores da Associação Empresarial de Lages (ACIL), em reunião realizada nesta segunda feira, 25/06.
Segundo a professora Anelise, os índices de pessoas acometidas por um AVC são muito elevados em Lages e com agravos muito sérios. “Em 2016 e 2017, 7% das mortes ocorridas no Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, que é referência na Serra, eram vinculadas ao AVC. Isso porque a equipe de saúde tinha dificuldades em identificar a doença, quando os pacientes chegavam com os sintomas. Nesse mesmo período, 15% das pessoas acometidas por um acidente vascular cerebral iam a óbito”.
A partir disto, iniciou-se a implantação do Lab AVC Serra, uma linha de cuidado que, além de treinar os profissionais para identificar os sintomas e prestar socorro imediato, também propunha o cuidado interprofissionais para a assistência integral à pacientes e familiares pós alta hospitalar com AVC, mediante a elaboração de um plano terapêutico singular informatizado.
O Lab AVC Serra é um programa da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Lages, Gerência Regional de Saúde e Uniplac, e envolve todas as unidades de saúde da Serra Catarinense, o Centro de Reabilitação II e o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres.