Na última segunda-feira (12/06), a reunião da diretoria da ACIL contou com a visita da vereadora e presidente da Câmara de Vereadores de Lages, Aida Hoffer. Ela apresentou as metas de economia que vem sendo adotadas em sua gestão para redução de custos da Câmara bem como as intenções de melhorias na estrutura da casa.
Ao todo, 13 cargos foram extintos, sendo 10 administrativos e 3 vereadores, o que vai gerar uma economia em quatro anos de mais de dois milhões de reais. Já a previsão de economia da Câmara, para o quadriênio de 2017 até 2020, considerando folha, diárias e licitações para é de 3,4 milhões de reais.
Segundo a presidente, em 2016 foi licitado um valor aproximado de 68,7 mil reais para compra anual de material de limpeza e alimentação. Neste ano a licitação foi fixada em 60 mil reais. No material de expediente o valor gasto no ano passado foi de 55 mil reais, para este ano a licitação foi de 42,7 mil reais.
Com o material e equipamento de informática a economia será de 30 mil reais, passado de 50 mil em 2016 para 19,7 mil em 2017. O contrato do técnico de informática também foi reduzido. O valor era 45,5 mil/ano referente a 350 horas de prestação de serviço, para este ano passou para 170 horas/anual, chegando a um valor de 24,4 mil reais.
O valor economizado será investido em reformas da estrutura da casa. Além disso, a intenção é reestruturar a TV Câmara, começando com a alteração do sinal analógico para o digital, instalação da TV aberta e licitação de equipamentos de áudio, vídeo e informática.
“Quero colocar a casa do Legislativo aberta para o que as instituições precisarem.”, destacou a presidente da Câmara. Aproveitando a oportunidade, o diretor executivo interino da UNIPLAC, Carlos Eduardo de Liz, pediu o apoio da Câmara de Vereadores para, tentar junto ao Executivo, fazer cumprir os convênios firmados com a Universidade para os serviços de odontologia, creche e residência médica. “Saio daqui com esse compromisso de buscar o apoio dos demais vereadores e juntos conversar com o Executivo e tentar resolver essa questão”, disse Hoffer.