II Serra Inova Moda mostrou tendências mundiais de moda e consumo

Os dois dias do Serra Inova Moda, realizados na última quinta e sexta-feira (17 e 18/11), no Órion Parque, foram de inspiração aos profissionais da área têxtil de Lages. As palestrantes Roseney Zanquete, técnica do Senai de SC, e a designer de moda, Francieli Hess, mostraram o que será tendência em termos de cores, tecidos, aviamentos para o verão 2018.

Na palestra de Zanquete, o público foi contemplado com o kit Inova Moda (programa do SENAI e SEBRAE) que inclui um caderno de tecnologia e inovação, um de esboço de desenhos e outro de criatividade, com as tendências em cores, tecidos e aviamentos para o verão 2018. A palestrante apresentou o resultado das pesquisas mundiais das viagens em feiras pelo mundo.

“O foco é despertar sinais, insights para essas empresas terem ideias diferenciadas para agregarem no seu produto”, destacou ela. O programa está presente em 25 estados do Brasil e, em Santa Catarina, já esteve em 27 cidades. Este foi o primeiro ano em Lages e veio por meio do evento promovido pelo Núcleo de Moda e Inovação da ACIL.

A palestra de Francieli Hess, designer de moda, também seguiu esta linha de tendências macro mundial no ramo da moda, as quais, segundo ela, duram de cinco a 10 anos. Nesse aspecto, ela ressaltou a volta ao manual, ao artesanato colaborativo Artisan; o Remaster, que sintoniza o novo com o antigo, o passado com o futuro; o Elemental, que faz alusão às novas crenças, à ressignificação do dia a dia, o silêncio épico e, por fim, a tendência Offbeat, a qual traz o novo conceito do belo, a valorização da diversidade.

Hess também falou de uma mudança mundial nos padrões de consumo para os próximos anos, o Lowsumerism, que visa uma nova consciência sobre o excesso de consumismo. Segundo ela, há uma tendência mundial que já vem ocorrendo em maior grau em outros países e que deve surgir com mais força nos próximos anos no Brasil que é a busca pelo reaproveitamento das coisas, a diminuição da necessidade em se buscar a satisfação por meio do consumo.

Segundo o coordenador do Núcleo, Jonathan Rodrigues, o evento foi muito produtivo e foi direcionado, este ano, para a parte de designer e marketing do produto. “A ideia foi trazer palestrantes voltados a parte de pesquisa de moda e tendências para contribuir com a criação do verão 2018 do setor têxtil de Lages, a qual já está em fase de produção”, destacou ele.

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