O Diretor Executivo da Junior Achievement em Santa Catarina (associação educativa sem fins lucrativos), Evandro Badin, visitou a ACIL na ultima segunda-feira (31/10) para apresentar o balanço de quantos jovens foram beneficiados pelo trabalho da organização no estado e mostrar o planejamento para 2017. A ACIL é uma das entidades mantenedoras da JA no estado.
A organização social é a maior e mais antiga voltada à prática de negócios e empreendedorismo do mundo e em SC está presente em 58 municípios. Todos os cursos e didáticas são oferecidas de forma gratuita aos jovens e contam com o trabalho de voluntários, que em 2016 somaram 1320 pessoas.
Neste ano, 60.510 jovens foram beneficiados pelo projeto no Estado, e isso representa somente 8,5% dos jovens de SC, conforme explicou o diretor Badin. A cidade de Lages foi a terceira colocada em número de jovens atingidos, perdendo apenas para Blumenau e Grande Florianópolis.
Ao todo 6510 estudantes de Lages participaram do JA. Em uma das etapas os alunos puderam passar um dia acompanhando um empresário. Muitos associados da ACIL contribuíram dessa forma abrindo espaço por um dia para o “empresário sombra”.
Segundo Badin, para 2017 a expectativa é atingir 55 mil estudantes, o que não significa que a intenção é diminuir o número em relação a 2016, mas sim trabalhar com uma expectativa não tão alta, pois o projeto depende de voluntários e recursos de mantenedores. A novidade para o próximo ano é iniciar programas a distância, de forma online.