O último palestrante a participar do seminário Mentes Inquietas, organizado pela Acil Jovem e pela Uniplac, foi o jornalista e comunicador Porã Bernardes. Conhecido por participar do programa de rádio Pretinho Básico, da Jovem Pan, ele falou na sexta-feira (16/09) sobre hipermodernidade e ressignificação.
O jornalista iniciou o bate papo com os presentes no Teatro Marajoara, falando de algumas características da sociedade atual como a hipermodernidade. Segundo ele, o individualismo, a rapidez de consumo, as relações pessoais fugazes e a revolução digital junto às redes sociais transformaram a sociedade dos últimos anos e precisam ser levadas em conta por qualquer marca.
Para ele, o rádio, por exemplo, vai sobreviver se estiver muito ligado às redes sociais. “Hoje é preciso tentar transformar o conteúdo em negócio. Pensar em sustentabilidade, no ciclo de vida do produto. Eu tive que modificar muita coisa do meu fazer para sobreviver no meu mercado. Se diariamente não nos questionarmos não vamos sobreviver. Quem se adapta melhor é quem sobrevive”, destacou ele.
Nesse aspecto o palestrante abordou, também, a questão da ressignificação, onde é preciso dar novos significados aos mesmos produtos. Como exemplo ele citou o case das Havaianas, que deixaram de ser adquiridas somente pela classe C e D e passaram a ser artigo de consumo também das classes A e B, em diversos lugares do mundo.
Ele destacou, ainda, que hoje é preciso levar em conta o consumo de experiência, que é o valor além do produto. “É como se criasse uma certa aura, um valor invisível, onde todo mundo quer ter aquele produto”, destacou o jornalista.