No último dia 06 de agosto, corretores de imóveis e empresários do setor imobiliário da Região Serrana e Meio Oeste estiveram reunidos para discutir o mercado e debater sobre questões técnicas, legais e de regulamentação do setor. Outro assunto em pauta foi a mudança das regras de enquadramento do perfil dos municípios no Programa Minha Casa Minha Vida, alterado pelo governo federal em 2015.
O CENISC é um órgão criado dentro da FACISC que tem, entre outros, o objetivo de promover a comunicação entre os diferentes núcleos de imobiliárias do Estado, auxiliar como ponte entre os núcleos e órgãos regulamentares, sindicatos e governo. Além de lutar para o desenvolvimento e proteção do setor com metas e orientações aos nucleados.
Na reunião realizada em Lages, os participantes puderam esclarecer diversas dúvidas e receber orientações com o coordenador do CENISC José Altair Weber e o consultor da FACISC Jassir Cassol. Eles apresentaram informações importantes do setor como a alteração das alíquotas do tributo ITCMD, que a partir de janeiro de 2017 passa de 8% para 20%.
Outro assunto bastante debatido e que está preocupando os nucleados é sobre as novas regras do programa Minha Casa Minha Vida, determinadas pelo governo federal e que deve baixar o valor de financiamento permitido, principalmente para as pequenas cidades. Sobre isso, Altair ressaltou o empenho que está sendo feito pelo CENISC junto a deputados e senadores em Brasília a fim de reverter a situação e ao menos manter os valores financiados até então.