Na última reunião da diretoria da Acil, no dia 30 de maio, a integrante do Núcleo da Acil Jovem, Mariana Rosa Souza, juntamente com a Assistente Social do Hemosc, Carmen Ramos Muniz conversaram com empresários sobre a campanha de doação de sangue que será realizada mais intensamente entre os dias 13 até 17 de junho.
O objetivo é incentivar os lageanos a doarem sangue e tornarem essa prática um hábito. A iniciativa vai ao encontro da campanha nacional Junho Vermelho, a qual visa alertar a população para um ato de solidariedade. As pessoas que desejarem doar sangue contribuindo com a campanha da Acil Jovem bastam informar o código 2034-ACIL na hora da doação, sendo que a identidade do doador é preservada e o código é somente para saber o número de doadores vindos por meio da campanha.
Em Lages as doações podem ser feitas no Hemocentro Regional da cidade que fica na Rua Lauro Muller, 100. Segundo a Assistente Social, Carmen Muniz, o Hemosc funciona como uma rede em que o sangue doado em um hemocentro pode ser direcionado para outros locais a fim de atender a demanda do momento. “Precisamos que a sociedade se conscientize sobre a doação de sangue”, destacou ela.
No Brasil, os doadores correspondem a apenas 1,9% da população, mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que 3% a 5% dos habitantes de um país sejam doadores. A situação se agrava no inverno, quando é esperada uma redução no número de doações em cerca de 30%. Levando em conta a importância do ato para salvar vidas foi que a Acil Jovem decidiu abraçar a causa.