Nesta terça-feira, (23/02) uma comitiva formada por lideranças da Serra Catarinense como o representante do Fórum das Entidades, Fábio Tosatti, a Deputada Federal Carmen Zanotto, o Deputado Estadual Gabriel Ribeiro, o presidente do CIASC, Dr. Roberto Amaral, o vice-presidente da FIESC, Mário Aguiar, estiveram em Brasília para reunião com Ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues. Na ocasião foi solicitado a inclusão do trecho da BR-282 Lages-Palhoça nos estudos que precedem a concessão da Rodovia.
De acordo com Tosatti, que representou o Fórum das Entidades de Lages, a presença da comitiva foi fundamental para essa conquista. “Durante a reunião, o próprio Ministro desenhou à caneta o traçado da BR-282 Lages-Palhoça no mapa, que antes não estava incluído nos estudos. Foi a presença dos representantes serranos que fez a diferença para essa conquista”, destacou ele.
A partir de agora o processo será encaminhado para o Ministério do Planejamento e o prazo é que ainda neste ano ocorra a divulgação da PMI, que é o processo de manifestação de interesse, onde são elaborados os estudos e apresentados às empresas interessadas na concessão. Nestes estudos serão analisados os trechos onde necessitam de duplicação ou de terceira via. Após isso é que será encaminhado para o processo licitatório de concessão da rodovia.
Paralelamente à reunião de Brasília, foi realizada, na manhã desta terça-feira (23/02), em Lages, a primeira reunião do ano do Fórum das Entidades. Os representantes criaram uma comissão que ficou encarregada de reunir nas próximas semanas as principais entidades do estado para debater os principais gargalos da BR-282 e contribuir para os estudos que serão realizados pelo governo federal. A ideia é criar uma pauta única, unificando as reivindicações e ganhando força com o apoio de diversas entidades de Santa Catarina.