Fórum das entidades de Lages buscam solução para a falta de voos comerciais na região

Um assunto que tem mobilizado as atenções da classe empresarial de Lages, é a necessidade de um aeroporto em condições técnicas para receber vôos regulares. Embora a região disponha de dois aeroportos, um em Lages e outro em Correia Pinto, nenhum deles está operando comercialmente.

O assunto novamente esteve em pauta, na manhã desta terça-feira, 26, na reunião do Fórum das Entidades Empresariais que aconteceu na sede da ACIL. Dessa vez, foram convidados para discutir o assunto, o prefeito interino de Lages, Toni Duarte, o Secretário de Desenvolvimento Regional João Alberto Duarte e os gestores do Aeroporto Federal Correia Pinto, de Lages.

O objetivo da entidade foi entender qual a situação técnica desse aeródromo e, se é possível, equipá-lo para operar, sem prejudicar o andamento da operacionalização do Aeroporto Regional de Correia Pinto. Isso porque, existem recursos estaduais e federais envolvidos e as entidades empresariais defendem que a prioridade para a região é o Aeroporto Regional situado em Correia Pinto.

Tecnicamente os dois terminais são diferentes

Foi o que explicou através de dados, o gerente de segurança operacional do Aeroporto de Lages George Picinato. Construído em 1972, o terminal que já recebeu algumas intervenções estruturais mas mesmo assim possui algumas restrições para expandir suas atividades. Um deles é o crescimento urbano que impede a expansão de sua pista para fora dos limites físicos hoje existentes. Outra questão bastante importante é a falta de um serviço de segurança regular que impeça os constantes atos de vandalismo no local.

Por outro lado, Picinato demonstrou que a estrutura atualmente existente é suficiente para a operação de vôos com aviões de até 70 lugares. Para isso é necessário equipar a sala de embarque, onde é feita a inspeção de passageiros, com um equipamento de raio-x e um pórtico para detecção de metais, com a posterior contratação de profissionais para operá-los. Além disso, é fundamental a instalação de uma seção de combate à incêndios. A garagem já existe mas falta o aparelhamento e pessoas treinados para a função. Como solução, apontou o prefeito Toni, o município deve apresentar uma proposta ao Corpo de Bombeiros para a criação de uma base no local, que atenda o aeroporto e o bairro Guarujá.

Por que defender a conclusão do Aeroporto Regional de Correia Pinto?

Como o Aeroporto Regional em Correia Pinto foi planejado para receber aviões maiores, a ideia é que quando esse entrar em funcionamento, o de Lages continue operando também como uma base de apoio à aviação civil, tanto para reabastecimento como para manutenção. O posicionamento geográfico de Lages cria boas expectativas nesse sentido. Prova disso, é que a partir da sexta-feira desta semana, a cidade passará a contar com uma base da Polícia Militar equipada com helicóptero.

error: O conteúdo é protegido!!