Útil Alimentação: solução para a alimentação do trabalhador

A Associação Empresarial de Lages – ACIL disponibiliza aos seus associados, em parceria com a FACISC, o cartão Útil Alimentação. Esta é uma solução desenvolvida para atender o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), criado pela Lei nº 6.321, em 14 de abril de 1976, que faculta às pessoas jurídicas a dedução das despesas com a alimentação dos próprios trabalhadores em até 4% do Imposto de Renda (IR) devido e está regulamentado pelo Decreto n° 5, de 14 de janeiro de 1991, e pela portaria nº 03, de 1° de março de 2002.

O PAT é um programa de complementação alimentar no qual o governo, empresa e trabalhadores partilham responsabilidades e tem como princípio norteador o atendimento ao trabalhador de baixa renda, melhorando suas condições nutricionais e gerando, consequentemente, saúde, bem estar e maior produtividade.

Vantagens das empresas beneficiárias:

• Incentivo fiscal (dedução de até 4% no IRPJ).
  • Aumento da produtividade;
  • Maior integração entre trabalhador e empresa;
  • Redução dos atrasos e faltas;
  • Redução da rotatividade;
  • Isenção de encargos sociais sobre o valor da alimentação fornecida.

Vantagens para o trabalhador:

• Melhoria de suas condições nutricionais e de qualidade de vida;
  • Aumento de sua capacidade física;
  • Aumento de resistência à fadiga;
  • Aumento de resistência a doenças;
  • Redução de riscos de acidentes de trabalho.

error: O conteúdo é protegido!!