Núcleo da Mulher da ACIL homenageia voluntários do Junior Achievement

Há nove anos voluntários de diferentes empresas, com as mais variadas atividades comerciais, impactam a vida dos jovens da região por intermédio do programa Junior Achievement, coordenado pelo Núcleo da Mulher Empreendedora da Associação Empresarial de Lages (ACIL).

Este ano, 90 voluntários dedicaram-se a repassar para 4.303 alunos de 35 escolas públicas e privadas de Lages, Otacílio Costa e Correia Pinto princípios éticos, econômicos, sustentáveis, empresariais e escolares. Em reconhecimento ao trabalho que desempenharam, o Núcleo realizou na terça-feira, 25 de novembro, a Noite dos Heróis para homenagear os voluntários. Cada um deles recebeu um certificado pela participação no programa.

O empresário Carmosino Camargo foi um dos homenageados. Formado em economia, contribui com o programa desde a implantação. Ele é um dos responsáveis por debater com os estudantes as questões relacionadas a economia pessoal. “Aprendemos com eles”, diz. “No voluntariado, somos mais ajudados do que ajudamos”.

A coordenadora do Núcleo da Mulher, Janelise Royer dos Santos, concorda com Carmosino. “Somos voluntárias e é ótimo porque nós aprendemos muito mais do que ensinamos”, reforça. O Junior Achievement é a principal ação do Núcleo. E muitos voluntários fazem parte do programa há anos. “E não sentem vontade de parar”, destaca.

Sobre o Junior Achievement

Inspirar jovens a empreender é a principal meta do programa Junior Achievement, segundo o diretor executivo da organização em Santa Catarina, Evandro Badin. “Ele oferta aos jovens um complemento à formação escolar”, explica.

Oferecido gratuitamente aos estudantes, o Junior é mantido por 60 empresas em Santa Catarina. Entre elas está a Associação Empresarial de Lages. “As empresas estão investindo nos jovens ainda na escola e não apenas quando podem contratá-los”, frisa Evandro.

De acordo com ele, o programa objetiva inspirar o empreendedorismo e despertar o espírito empreendedor em um sentido mais amplo, invés de somente o empresarial. Para isso, desenvolve programas educacionais com alunos dos ensinos fundamental e médio. São eles: Vamos falar de ética; Economia pessoal; Nosso planeta, nossa casa; Introdução ao mundo dos negócios; e As vantagens de permanecer na escola.

Em 2014, de cada cinco jovens matriculados nas escolas da região, um participou de pelo menos um programa educacional do Junior Achievement. A grande maioria é estudante da rede pública de educação. Conforme Evandro, 80% do programa ocorre nas escolas mantidas pelo estado e municípios e 20% acontece na rede privada.

O que é realizado em Lages, Otacílio Costa e Correia Pinto é apenas uma parte de tudo o que engloba o Junior Achivement. Os planos para 2015 são os de reativar o programa Mini Empresa, em que os estudantes do ensino médio formalizam e gerenciam uma empresa na prática, e aumentar o número de jovens participantes para cinco mil, além da manutenção dos programas educacionais.

error: O conteúdo é protegido!!