Nas próximas semanas os corretores imobiliários de Lages vão contar com uma pessoa destinada exclusivamente para atender demandas do setor dentro da Secretaria de Planejamento do município. Além disso, a emissão do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) passará a ser online. A expectativa é que burocracias na compra e venda de imóveis sejam agilizadas com as novas medidas.
As informações foram passadas pelo vereador Adilson Appolinário (PROS) na última reunião do Núcleo de Corretores e Imobiliários da ACIL (23/04). De acordo com a delegada regional do CRECI, Marisa Bussalo, espera-se que agora os processos tenham mais agilidade. “Com essas medidas, nós imaginamos que pedidos como memorial descritivo, ITBI e outros que antes levavam dias para ficar pronto agora sejam emitidos mais rapidamente”, ela ainda acrescenta que os corretores são responsáveis por mais de 90% do ITBI da prefeitura de Lages.
Segundo o vereador Appolinário, a pessoa designada para atender os corretores dentro do Seplan será Deivid Macedo. “Nós já vínhamos trabalhando para resolver esse problema e felizmente nas próximas semanas os corretores já terão alguém para atendê-los.” O vereador contou ainda que os tabelionatos já estão sendo cadastrados e a emissão do ITBI online vai estar em funcionamento nos próximos dias.
Ao final da reunião, o presidente do Núcleo de Imobiliárias e Corretores da ACIL, Nilcei Matos, agradeceu a presença e os esforços do vereador Adilson Appolinário e disse que o setor só tem a ganhar com tais ações. “A participação da ACIL em vitórias como essa apenas ratifica a importância que a entidade representa para a sociedade lageana”, concluiu Matos.