Planejamento estratégico foi tema de palestra realizada por núcleos da ACIL

Na noite de quarta-feira, 21 de agosto, aconteceu mais uma edição do Conexão Serra promovida pelo Núcleo de Inovação da Associação Empresarial de Lages, em parceria com os Núcleos de Gestão de Negócios, Gestão de Pessoas e Empreendedores de Otacílio Costa. O evento que faz parte da programação do Mês dos Núcleos da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC, apresentou a palestra “Planejamento estratégico Empresarial”, com Pedro Venâncio, referência internacional no assunto.

O planejamento estratégico é uma ferramenta fundamental para a gestão eficiente. Ele permite que as organizações estabeleçam um caminho claro para o crescimento e a sustentabilidade, com base em análises planejadas e decisões bem informadas.

Segundo Pedro, para chegar em um planejamento eficiente é preciso entender que definir uma estratégia não é opcional, é ela que vai ajudar a chegar onde se quer. “Sem estratégia, visões são apenas sonhos”, falou, acrescentando que as estratégias precisam considerar aspectos VUCA e BANI no seu desenvolvimento, para saber o que se pode controlar e minimizar os impactos do que não está sob nosso controle.

O palestrante também destacou que a implementação dos objetivos traçados no planejamento estratégico exige algumas habilidades dos seus executores, como a capacidade de execução, capacidade analítica, inteligência emocional, visão do todo, entendimento do negócio e comunicação estratégica. E acrescentou que todas essas habilidades são treináveis.

error: O conteúdo é protegido!!