A diretoria da Associação Empresarial de Lages (ACIL) recebeu nesta segunda-feira, 28 de abril, o secretário municipal de Educação, Cristian de Oliveira, para uma apresentação detalhada das ações, programas e desafios enfrentados pela Secretaria Municipal de Educação (SMEL).
Com um orçamento anual de R$ 245 milhões e uma equipe de mais de 3.500 profissionais, entre professores, estagiários, auxiliares e servidores, a rede municipal de ensino atende mais de 15 mil estudantes em 118 unidades escolares.
Durante a apresentação, o secretário compartilhou ações em andamento e as iniciativas para qualificar a educação pública, com destaque para os investimentos em infraestrutura, programas pedagógicos e valorização profissional.
Entre as iniciativas de maior destaque está o programa “Educação Municipal com Contraturno”, que visa oferecer atividades extracurriculares como voleibol, futsal, dança, cultura tradicionalista, teatro, musicalização, língua inglesa, entre outros. Em paralelo, ações como o “Pratinho Firmeza” asseguram alimentação de qualidade para os estudantes que participam dessas oficinas.
Outro ponto enfatizado foi o programa “Nossa Escola, Nosso IDEB”, uma proposta meritocrática que atrela parte da remuneração dos profissionais aos resultados no processo de alfabetização, buscando elevar os índices de desempenho da rede municipal, que hoje ainda estão abaixo das metas projetadas para o IDEB.
Além disso, o secretário detalhou investimentos em infraestrutura educacional, como a implantação de 15 laboratórios de informática e cultura maker, em parceria com o Sesi e Senai, além da entrega de cinco laboratórios de iniciação científica. “Não podemos falar de educação de qualidade sem falar de tecnologia, estrutura e formação continuada dos nossos profissionais”, destacou.
A diretoria da ACIL avaliou o encontro como positivo e uma oportunidade de compreender de forma mais profunda os investimentos e as políticas educacionais que impactam diretamente o desenvolvimento da cidade. “Conhecer as ações da Secretaria de Educação nos dá uma perspectiva mais clara de como podemos colaborar. Investir na educação é, acima de tudo, investir no futuro da nossa cidade”, destacou Antonio Wiggers, presidente da entidade.