Ainda, na pauta, conversações em torno da possibilidade de implantação de cursos de empreendedorismo a mulheres da população do município
A autonomia financeira feminina da mulher lageana consiste em uma das prioridades do Poder Executivo Municipal, e a Secretaria de Políticas para a Mulher trabalha intensamente para promover ações de viabilização deste objetivo. A busca pela igualdade de oportunidades e o fortalecimento da mulher no mercado de trabalho são vistos como passos essenciais para garantir que cada mulher tenha o controle sobre sua própria vida financeira.
Nesta terça-feira (4 de fevereiro), profissionais da Secretaria de Políticas para a Mulher se reuniram com o Núcleo da Mulher Empreendedora (Nume), da Associação Empresarial de Lages (Acil), quando foi debatida a possibilidade de implantação de cursos de empreendedorismo para mulheres no município de Lages. Esta iniciativa vislumbra como uma ação no sentido de capacitar e empoderar as mulheres, especialmente aquelas que enfrentam desafios, como a maternidade solo e a falta de recursos financeiros, e as vítimas de violência doméstica. Constata-se que várias destas mulheres, por conta das dificuldades financeiras e emocionais, se encontram em uma situação de vulnerabilidade, dificultando seu acesso à autonomia financeira e ao poder de decisão sobre suas próprias vidas. Além disto, a realidade de ser mãe solo, muitas vezes, pode impor um peso extra, com a necessidade de equilibrar a jornada de trabalho às responsabilidades familiares, tornando ainda mais difícil conquistar independência financeira.
A Secretaria de Políticas para a Mulher procura também fortalecer cada vez mais o vínculo com a rede de apoio existente e garantir às mulheres poderem receber o suporte necessário e conquistar uma vida plena e independente. Pelo entendimento desta pasta municipal, a construção desta rede de colaboração é essencial para o sucesso de ações de promoção da emancipação das mulheres e o enfrentamento das adversidades. “Agradecemos imensamente a abertura e o acolhimento proporcionado pelo Núcleo da Mulher Empreendedora da Acil, se mostrando disposta a unir forças com a Secretaria da Mulher para desenvolver um trabalho grandioso e transformador, e fazer a diferença na vida das mulheres da nossa cidade”, celebra a secretária de Políticas para a Mulher, Suzana Duarte. E complementa: “Em conversa com a prefeita Carmen Zanotto, ela nos solicitou elencar a empregabilidade das mulheres em nosso município como prioridade, e reivindicou as alternativas de alcance deste resultado. O Núcleo se tornou referência, enaltecendo a autonomia e lança maior confiança para que a mulher aja, e tenha sua independência financeira.”
A Acil, por intermédio do Núcleo da Mulher Empreendedora, se destaca por ser um espaço de apoio e orientação às mulheres aspirantes ao talento de empreender. Como referência, o Núcleo oferece respaldo de capacitação e desenvolvimento de habilidades, bem como um a rede de apoio fundamental ao crescimento profissional e à conquista da independência financeira em distintas esfera. “Com mobilizações como esta, a gestão pública municipal atua para abrir mais possibilidades às mulheres da comunidade, reforça o compromisso de assegurar o direito à oportunidade de estar em realce e alcançar seu potencial máximo. Esta autonomia financeira é, sem dúvida, um passo decisivo de maior liberdade, segurança e confiança a agir de acordo com suas próprias escolhas e projetos de vida”, finaliza a secretária.
Texto e fotos: Secretaria de Políticas para a Mulher