Projeções econômicas foram pauta na reunião da ACIL

O atual cenário econômico e as projeções até o ano de 2030 foram pauta da reunião da diretoria da Associação Empresarial de Lages realizada na noite desta segunda-feira, 14 de outubro. O consultor Ademar Schardong apresentou dados sobre inflação, juros e câmbio, apontando tendências que podem impactar diretamente o setor empresarial e, em especial, as pequenas empresas.

De acordo com Schardong, a inflação deverá permanecer em torno de 4% ao ano até 2030, afetando com maior intensidade as pequenas empresas. Os juros básicos deverão ter uma variação entre 8% e 9,5%, com taxas nominais de 15% a 16%, o que exigirá cautela na contratação de crédito. Ele alertou para a necessidade de estratégias sólidas de gestão financeira, especialmente no que tange ao endividamento.

No que diz respeito ao câmbio, a projeção é de que o dólar se estabilize em torno de R$5,50, resultado da saída de dólares do país, o que também afetará empresas exportadoras e importadoras.

Outro ponto de destaque, é a importância das parcerias público-privadas para a superação de limitações em infraestrutura e no turismo, áreas com grande potencial de desenvolvimento em Lages.

error: O conteúdo é protegido!!