NotíciasProjetos que preveem o fortalecimento do empreendedorismo na Serra marcaram a Plenária Regional da Facisc em São Joaquim

25/07/2019 - 17:12 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Na noite desta quarta-feira, 24 de julho, a Associação Empresarial de São Joaquim (Acisjo) foi a anfitriã da reunião Plenária da Regional Serra da Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc).  A reunião que foi conduzida pelo vice presidente da Acisjo, Felipe Nascimento, e pelo vice presidente regional da Facisc, Antonio Carlos Floriani, foi marcada pela apresentação de projetos que preveem o fortalecimento do empreendedorismo e o desenvolvimento econômico da Serra.

Na ocasião, a consultora regional da Facisc, Larissa Schultz, apresentou a Roda de Negócios Internacional que acontecerá na Bolívia, de 25 a 27 de setembro, junto a Feira Internacional de Santa Cruz – Expocruz. O evento pretende reunir empresários de diversos lugares do mundo que buscam promover seus serviços e produtos e fechar negócios.

O executivo da Associação Empresarial de Lages, Alberto Engel, apresentou o projeto Serra Criativa que prevê a criação de um Portal de Turismo de Experiência da Serra Catarinense, que integrará todos os serviços, passeios e pacotes oferecidos aos turistas. “Nossa região possui muitas belezas naturais, mas percebe-se que falta uma organização para divulgar esses serviços e, assim, o turista realmente aproveite a viagem para conhecer melhor a região. E todos os atores estão unidos na realização deste projeto que irá desenvolver o turismo da região”, explicou ele.

Em seguida foi a vez de Malek Ráu Dabbous, vice presidente do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina (Cejesc) na regional Serra Catarinense, apresentar o projeto piloto Santa Catarina Mais Empreendedor, que tem o objetivo de levar o empreendedorismo para jovens em comunidades de baixa renda, utilizando a metodologia ByNecessity, da agência de fomento social Besouro. Serão formadas seis turmas de 30 alunos no estado, entre junho e dezembro 2019, que terão 30 horas presenciais, incubação com acompanhamento por três meses e um ano de associação nos movimentos associativistas municipal, estadual e nacional, sem custo para o Jovem, demonstrando que eles realmente tem a oportunidade de inclusão social.

Ao final da plenári, a presidente do Conselho Estadual da Mulher Empresária (CEME), Janelise Royer dos Santos, apresentou as ações realizadas pelo conselho de janeiro até julho e as principais atividades que acontecerão até o final de 2019.

Também estiveram presentes na reunião os presidentes das associações empresariais de Lages (ACIL), Sadi Montemezzo; de Correia Pinto (Aciacop), Almir Bitencourt; além de diretores das associações e membros dos núcleos empresariais.