NotíciasIFSC de Lages iniciará mais um curso de especialização em 2020

03/07/2019 - 11:52 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

A educação esteve novamente em pauta na reunião da diretoria da Associação Empresarial de Lages nesta segunda feira, 1º de julho. Desta vez, o diretor geral do campus Lages do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Thiago Meneghel, participou da reunião para relatar alguns números aos empresários.

O campus Lages do IFSC iniciou as atividades em fevereiro de 2011, com apenas dois cursos técnicos: agroecologia e biotecnologia. Oito anos após a implantação, já são 7 cursos técnicos, 4 cursos superiores, 4 cursos de especialização e mais de 30 cursos de qualificação profissional. “Somos o segundo campus que mais oferta vagas para a comunidade. Já formamos 2.068 pessoas e hoje contamos com 1.326 alunos”, salientou Meneghel.

O diretor contou que o curso superior de Ciência da Computação passou pela avaliação do Ministério da Educação (MEC) em março de 2019, e tirou nota 5 (nota máxima). “Foi nosso primeiro curso superior, implantado em 2015, atendendo a um pedido da ACIL. Em fevereiro deste ano formamos a primeira turma. Foram 23 alunos, sendo que 19 já estavam empregados e 3 fazendo mestrado na área da computação”, destacou.

Outra novidade apresentada por Meneghel foi para o curso de engenharia mecânica. Foi firmado um convênio, no início de 2019, entre o IFSC e Instituto Politécnico do Porto, que prevê o envio de 3 a 5 alunos por semestre, para fazer um ano de estudos em Portugal e que receberão dupla titulação. Os três primeiros alunos deverão embarcar no final de julho.

De acordo com o diretor, os planos para o futuro, além do início do curso de pós graduação em marketing, no primeiro semestre de 2020, há um planejamento para o curso superior de engenharia química. “Esta é uma parceria dos campus Lages e Urupema. A turma iniciará com 50 alunos e os cinco primeiros semestres serão unificados, depois divide. Permanecerão 30 alunos em Lages para continuar engenharia química e 20 irão para Urupema, que passarão a fazer engenharia de alimentos”, explicou. Também estão em planejamento para abrir em 2021 os cursos de especialização em microbiologia, mestrado em desenvolvimento agroindustrial e o técnico em eletrotécnica.

O IFSC de Lages oferta os seguintes cursos:

Cursos técnicos: administração, agroecologia, análises químicas, biotecnologia, eletromecânica, informática para internet, mecatrônica;

Cursos superiores: ciência da computação, engenharia mecânica, gestão do agronegócio, processos químicos;

Cursos de especialização: agroecologia, gestão escolar, marketing, tecnologias e práticas educacionais.