NotíciasOtimização do tempo foi tema de capacitação do Núcleo de Engenharia e Arquitetura

03/07/2019 - 09:20 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

A dificuldade que as pessoas tem de se relacionar com o tempo foi abordada na capacitação realizada pelo Núcleo de Engenharia e Arquitetura (NEA) da Associação Empresarial de Lages, na noite do dia 27 de junho, quando a consultora Deborah Bastos falou sobre a otimização do tempo.

Você fez realmente o que era mais importante para ser feito hoje? Segundo Deborah, essas são algumas perguntas que precisamos responder para entender como estamos gastando o nosso tempo. Otimizar o tempo é saber exatamente o tempo que deve ser empregado em cada atividade. “Para otimizar o tempo é necessário estabelecer prioridades, colocar no papel tudo que se tem a fazer e definir o tempo que será gasto com essa tarefa. A gente precisa perceber o valor do tempo perdido em coisas que não são tão importantes assim e não perder o foco do que realmente importa”, explicou.

A consultora destacou ainda que quando se fala de tempo é preciso pensar muito mais em escolha do que qualquer outra coisa. “Quanto por cento do tempo você emprega com o que é importante. É bom para saber o que você está fazendo do seu tempo e poder fazer a escolha. O tempo é o recurso mais democrático que existe. Tempo é escolha, então escolha o que vai colocar na sua lista com consciência, porque passa rápido e precisamos chegar ao final satisfeitos com nossas escolhas”.

Ao final Deborah deixou como reflexão uma frase de Rick Warren, autor do livro Uma vida com propósitos.  “A importância das coisas pode ser medida pelo tempo que estamos dispostos a investir. Quanto maior o tempo dedicado a alguma coisa, mais você demonstra a importância e o valor que ela tem para você. Se você quiser conhecer as prioridades de uma pessoa, observe a forma como ela utiliza o TEMPO."


Galeria de imagens