NotíciasPalestra realizada na ACIL abordou o cenário econômico e tendências do mercado

14/06/2019 - 11:19 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Os desafios e oportunidades para Lages foram apresentados durante a palestra “Atual cenário da economia brasileira e catarinense: desafios ou oportunidades para Lages?” realizada pela Associação Empresarial de Lages (ACIL) em sua sede, na noite desta quinta-feira, 13 de junho. O economista da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Leonardo Alonso Rodrigues, apresentou a palestra falou sobre o cenário econômico brasileiro e catarinense e apresentou os principais desafios e oportunidades para quem quer investir em Lages nos próximos meses.

De acordo com o economista, Santa Catarina é um dos estados com maior nível de confiança dos empresários e isso se deve a diversificação econômica e ao câmbio que influenciou o crescimento das exportações e da indústria internamente, estes fatores aliados ao não aumento de impostos, impulsionaram o crescimento do estado, nos últimos anos.

Com relação a Lages, ele apontou que como principais desafios a enfrentar são a falta de incentivo na diversificação econômica, bem como no desenvolvimento local e retenção de talentos, e a indústria que requer inovação para se manter no mercado. As oportunidades apresentadas por ele são a recuperação dos setores do agro + alimentos, madeira, papel e celulose, bebidas, transporte rodoviário de cargas e comércio/serviços os setores; a localização estratégica e o estado que está em crescimento.  “Esses fatores somados abrem espaço para se trabalhar os desafios do munícipio”, destacou ele.

Ao final da palestra, Rodrigues deixou como mensagem que é nos momentos de crise que se abre mais possibilidades de investimentos e novos negócios. “Precisamos ampliar o olhar. Perceber o que acontece no todo e não apenas no que nos mostram, só assim perceberemos as oportunidades que surgem nesses momentos”, finalizou ele.