NotíciasACIL realizou palestra sobre Gestão de Desempenho da Empresa

17/05/2019 - 15:19 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Cerca de 50 pessoas participaram da palestra “Gestão de desempenho da empresa”, realizada pela Associação Empresarial de Lages, na noite da última quarta feira, 15 de maio, na sede da associação, ministrada pelo consultor empresarial Caio Tonon.

De acordo com Tonon, muitas empresas analisam somente o faturamento da empresa e esquecem indicadores essenciais, como satisfação do cliente, retrabalho de processos, crescimentos de mercado, motivação dos funcionários entre outros. Para que as empresas consigam crescer e se manterem competitivas no mercado, é essencial que tenham objetivos claros de crescimento e realizem uma boa gestão de desempenho de seus recursos, mas para isso, é necessário realizar o monitoramento de indicadores sob o ponto de vista contábil, econômico e financeiro.

O consultor empresarial explicou que um dos indicadores de desempenho mais utilizados é o Balanced Scorecard – BSC, um método voltado ao gerenciamento da estratégia das empresas, que tem como principal objetivo possibilitar que gestores e equipes trabalhem pensando no futuro (longo prazo), atuando para concretizar ações ou projetos que garantam um crescimento sólido às empresas.

Toda empresa necessita de ferramentas de gestão visando auxiliar os processos e beneficiando toda a equipe e negócio. Segundo Tonon, as principais ferramentas utilizadas são: PDCA é um ciclo que segue as etapas de planejamento, execução, análise e correção; SWOT que é uma ferramenta de análise fundamental que pode ajudar na fase de descoberta e avaliação do planejamento estratégico; KPI – Key Performance Indicator que tem o objetivo de saber se a empresa atingiu os objetivos propostos no por meio de um indicador e, com isso, aperfeiçoá-los continuamente; e 5W2H é uma ferramenta contendo um checklist de determinadas tarefas que precisam ser desenvolvidas com o máximo de clareza possível por parte dos colaboradores da empresa.


Galeria de imagens