NotíciasACIL Jovem realiza mais uma edição do Feirão do Imposto

08/05/2019 - 13:50 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Com o tema “Menos é Mais”, a campanha deste ano tem como foco menos burocracia e mais eficiência, considerado um modelo ideal de gestão pública, agilizando os processos e contribuindo para a produtividade das empresas

O mês de maio é marcado pela campanha Feirão do Imposto, um evento realizado nacionalmente pelos jovens empreendedores ligados a Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE). Em Lages, o evento é coordenado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Empresarial de Lages - ACIL Jovem.

A campanha deste ano trabalha com o tema “Menos é Mais”, uma analogia com a Curva de Laffer, uma teoria que afirma que quanto mais impostos, mais dificuldade o contribuinte tem em pagá-los, o que torna a sonegação mais atrativa. Ou seja, quanto mais impostos, maior é a sonegação.

De acordo com a coordenadora do evento em Lages, Sabrina Manfroi, além da conscientização sobre a alta carga tributária, esta edição do Feirão do Imposto visa provocar a reflexão e o desejo de mudança a respeito da reforma tributária e a desburocratização dos serviços públicos. “Estamos trabalhando para provocar a conscientização e instigar as pessoas a pensarem a respeito da reforma tributária e também pensarem a respeito da quantidade de arrecadação de impostos".

Durante o mês de maio, a ACIL Jovem realizará diversas ações e palestras de conscientização junto a escolas e universidades, além de duas ações pontuais. A primeira é o II Seminário de Gestão Eficiente, que será realizado no dia 22 de maio, às 19 horas, na Câmara de Vereadores, onde convidados como o vereador Lucas Neves; o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Mário Hoeller de Souza; o presidente do Observatório Social de Lages, Sérgio Dalagnol; o secretário executivo da Amures, Walter Manfroi; o presidente da Junta Comercial de Santa Catarina, Juliano Chiodelli, entre outros, irão discutir os pontos positivos e negativos do SC Bem Mais Simples, programa que visa desburocratizar a abertura de empresas, reduzindo o prazo médio de abertura de quase 120 para 05 dias úteis; bem como de que forma a sociedade pode contribuir para melhorar a eficiência deste programa.

A segunda ação pontual é o dia “D” do Feirão do Imposto, que acontece no Brasil todo no dia 25 de maio. Neste ano, membros da ACIL Jovem e entidades parceiras estarão na Praça Vidal Ramos Sênior (Praça do Terminal), das 10h às 14h, esclarecendo a população sobre a alta carga tributária e exposição de produtos destacando a carga tributária de cada um. Simultaneamente lojas do Serra Shopping, estarão vendendo alguns produtos sem a incidência de impostos. E das 15h às 17h, será a vez das lojas parceiras no Lages Garden Shopping também realizarem a venda de alguns produtos sem os impostos.

Sobre o Feirão do Imposto

O Feirão do Imposto, foi criado em 2002, em Joinville. Seu propósito de disseminar informação tributária de forma simplificada à população tornou a ação conhecida nacionalmente.  Em 2012 amealhou uma grande conquista: a aprovação da Lei do Imposto na Nota (Lei 12.741/12), que obriga todos os estabelecimentos a incluir nos documentos fiscais o percentual e o valor aproximado dos impostos pagos.

Ações programadas

Dia 13/05 – 18h30min – Apresentação do Feirão do Imposto na Unifacvest

Dia 14/05 – 16h00min – Palestra no IFSC

18h30min – Apresentação do Feirão do Imposto na Unifacvest