NotíciasPolícia Militar aposta na prevenção para redução dos indicadores de crimes

02/04/2019 - 16:19 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

As ações preventivas e a redução dos indicadores de crimes de desordem e violência foram apresentados aos diretores da Associação Empresarial de Lages, na reunião desta segunda feira, 1º/ de abril, pelo Comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar (BPM), Ten. Cel. Alfredo Nogueira dos Santos.

Os números apresentados pelo Comandante, demonstram que os crimes cometidos na região de abrangência do 6º BPM continuam em queda. Entre os anos de 2017 e 2018, os crimes violentos letais intencionais (CVLI) caíram de 35 para 29, o crime de furto teve uma redução de 12% no mesmo período e o crime roubo, que é o crime onde o cidadão é rendido em seu comércio, casa ou carro e tem seu patrimônio subtraído, também teve uma redução de 22% na região. “Pode parecer pouco, mas a tendência de todo país é uma curva de crescimento. E quando se consegue controlar essa curva de crescimento e ainda fazer uma redução de 12% é uma vitória muito grande para a realidade aqui na serra catarinense”, declarou.

De acordo com Ten. Cel. Alfredo, para conseguir alcançar esses números a Polícia Militar tem focado principalmente, na rede de prevenção. O 6º BPM oferece para a comunidade uma Rede de Prevenção, que inclui os seguintes programas: Proerd, Rede de Vizinhos, Rede de Segurança Escolar, Rede Catarina de proteção a Mulher e a Rede de Segurança Rural.

Hoje, a Polícia Militar de Santa Catarina é 100% tecnológica. Todas as viaturas são equipadas com tablets para realizarem o atendimento às ocorrências de forma online, por meio do aplicativo PMSC Mobile. Através dele é possível ter o controle das ocorrências em andamento, realizar boletins de ocorrências, infrações de trânsito, consultas sobre pessoas e veículos, entre outros.

Segundo o Comandante, a previsão para 2019 é equipar o efetivo com câmeras policiais individuais. “Elas serão colocadas nos uniformes dos policiais em serviço e será acionada por meio de um software no momento que a central for acionada para atender a ocorrência e o só encerrará a filmagem quando ele voltar ao comando e encerrar o atendimento. Além de filmar a ocorrência a câmera dará uma maior transparência nas ações policiais”, explicou ele.  Também está sendo desenvolvido um aplicativo para o cidadão interagir com a polícia militar, o PMSCidadão. Através dele, será possível acessar o 190, a Rede de Vizinhos, a Rede Catarina de Proteção à Mulher, consultar informações como legislação de proteção à mulher, relação de entidades de apoio e proteção à mulher, interação com a PM.