NotíciasRede Estruturante da SC Gás em Lages foi pauta de reunião da ACIL e Fórum das Entidades

26/03/2019 - 16:28 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

A Rede Estruturante para fornecimento de gás natural em Lages, em implantação pela Companhia de Gás de Santa Catarina - SC Gás, foi pauta de reunião da Associação Empresarial de Lages realizada em conjunto com o Fórum das Entidades Empresariais, nesta segunda feira, 25 de março, na ACIL.

O Eng. Ronaldo Macedo Lopes, coordenador de mercado automotivo da SC Gás, atualizou informações sobre a implantação da rede estruturante, que antecipará a oferta de gás natural em Lages. O gás que vai abastecer o sistema virá através do gasoduto virtual, quando o gás é liquefeito ou comprimido (GNL ou GNC) e pode ser transportado por meio de um caminhão apropriado.

De acordo com o engenheiro, foram investidos cerca de R$ 7,1 milhões na obra, que terá uma extensão de 14,2 km e deverá ser concluída até julho de 2019, porém a vinda do gás iniciará entre outubro e dezembro.

O coordenador do Fórum das Entidades, Celso Marcolin, comentou sobre sua preocupação com a segurança após a conclusão da obra, devido ao tipo de solda que está sendo feita na tubulação. “Sabemos que a empresa vencedora da licitação passa por uma análise criteriosa e com certeza está dentro das normas exigidas. Mas o que nos preocupa é se quem está de fato realizando o trabalho, tem esse mesmo cuidado. Essa é a nossa preocupação. Temos que garantir a segurança de todo mundo”, explicou ele.

Lopes explicou que todo o processo de implantação da rede estruturante passou por autorização da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina – ARESC. Informou ainda que a SC Gás possui plantão 24 horas, que oferece atendimento ágil e eficiente, através de atendimento telefônico, composto por uma equipe de segurança treinada e um Plano de Emergência para qualquer tipo de ocorrência.

Após conclusão das obras a SCGÁS entregará a Prefeitura de Lages os projetos técnicos das obras executadas, segundo o As Built. Segundo Lopes, será entregue uma cópia para ACIL também, para que os empresários possam consultar caso tenham alguma dúvida a respeito da obra.

Sobre o Projeto Serra Catarinense

O Projeto Serra Catarinense compreende o trecho entre os municípios de Indaial e Lages, sendo 230 km de rede de distribuição de gás natural. Até o momento já foram implantados 81 km de rede, entre Indaial e Rio do Sul, com um investimento de R$ 86,5 milhões.

Os 149 km restantes, que ligará Rio do Sul a Lages, já estão com o projeto executivo concluído e serão realizados em três etapas: sendo a primeira de Rio do Sul a Otacílio Costa, a qual já está em andamento e já chegou a Pouso Redondo; a segunda ligará Otacílio Costa a Correia Pinto; e a última etapa, de Correia Pinto a Lages. Serão investidos mais R$ 109 milhões na construção da rede até Lages, e a última etapa deverá ser concluída até 2023.