NotíciasPalestra sobre Pessoas 4.0 lota auditório da ACIL

14/03/2019 - 15:25 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Com tantas transformações ocorrendo no mundo, é necessário desenvolver novas capacidades e novas habilidades, para exercer um papel que faça toda a diferença no trabalho e na vida. Este foi o assunto tratado pelo especialista em gestão de pessoas, Daniel Keller, na palestra “Pessoas Quatro.Zero”, realizada na noite desta quarta-feira, 13 de março, e que lotou o auditório da Associação Empresarial de Lages.

Mas afinal, o que são Pessoas 4.0? Engana-se quem pensa que tem a ver com tecnologia. Na verdade, essa expressão diz respeito sobre como estamos vivendo, como estamos nos preparando para os desafios do futuro. O advento da tecnologia trouxe muitas facilidades para nossas vidas, mas não estamos aproveitando isso a nosso favor. Ao invés de aproveitar o tempo livre que ela proporciona para passar mais tempo com a família, lendo um livro, se capacitando, as pessoas preferem ficar navegando pelas redes sociais, compartilhando as superficialidades que outros postam.

Hoje, a maioria das pessoas preferem tentar repetir fórmulas que já deram certo, acham que dá menos trabalho. Segundo Keller, Pessoas 4.0 devem olhar menos para trás, e antes de olhar para o alto e para frente, devem olhar para dentro de si mesmas, analisar seus comportamentos e escolhas e mudar suas atitudes. Todo comportamento é formado por crenças, experiências e referências, e as pessoas são influenciados o tempo todo pelo meio em que vivem, por experiências de pessoas muito próximas. Para mudar o comportamento é necessário buscar um novo significado para essas influências; parar de analisar e julgar somente por sua perspectiva; parar de falar dos outros; parar de reclamar; parar de ter medo; parar de imitar modelos, ferramentas, pessoas, estratégias.

Como exemplo de motivação, Keller citou o Círculo Dourado de Simon Sinek, formado por três camadas e três expressões: no centro do círculo está o “por quê”, na intermediária o “como” e na extremidade está “o quê”. De acordo com o palestrante, a expressão mais relevante é “por quê”, pois representa o propósito, e quando você descobrir o seu propósito você alcançará o sucesso, pois encontrará prazer no que está fazendo.

Ao final da palestra, Keller deu algumas dicas para começar a se tornar uma Pessoa 4.0: ter foco; ter empatia; paz interior; resiliência; plasticidade; aprender algo novo sempre; ressignificar as memórias; ser gentil; e entregar o seu melhor.


Galeria de imagens