NotíciasACIL realiza treinamento sobre análise de crédito

06/03/2019 - 11:12 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Atualmente, uma das maiores preocupações das empresas é com a inadimplência, por isso, a análise de crédito passou a ser uma das ferramentas mais utilizadas para controlar e reduzir os riscos atribuídos às negociações.

Para conhecer o comportamento de crédito do cliente e estimar a probabilidade de inadimplência através do Score de Crédito, a Associação Empresarial de Lages realizou, no dia 27 de fevereiro, um treinamento sobre Análise de Crédito. A gerente de contas da Boa Vista SCPC, Mirian Fofonka, ministrou o treinamento, que foi dividido em duas etapas, pela manhã ela focou na análise da pessoa física e a tarde o foco foi em pessoa jurídica.

De acordo com Mirian, o Score de Crédito informa a probabilidade de inadimplência de seus clientes, tanto na concessão quanto na manutenção do crédito.  O Score proporciona vendas mais seguras; permite avaliação completa que inclui o comportamento de pagamento do consumidor; e possibilita adequar prazos, limites e valores de acordo com o perfil de risco do consumidor.

Outra vantagem da análise de crédito com a ajuda do Score é que ao fazer a avaliação do risco empresarial, a empresa evita perdas financeiras porque passa a conhecer melhor o comportamento do cliente. Assim, pode vender mais para empresas de baixo risco e à vista, por exemplo, para empresas de alto risco. A análise de crédito apenas pelo ‘nada consta’ pode manter a empresa em um nível de inadimplência alto e fazer com que perca oportunidades de vendas para empresas com bom comportamento de crédito.