NotíciasAssistência social esteve na pauta da reunião da ACIL

13/11/2018 - 17:40 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Os programas sociais e atividades realizadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação foram relatadas pelo secretário Samuel Ramos aos diretores da Associação Empresarial de Lages (ACIL), na reunião desta segunda feira, 12/11.

Criado para atender famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país, o Bolsa Família beneficia hoje, em Lages, 6.585 famílias, com um valor médio de R$ 182 por benefício. “Nós somos o maior beneficiário do bolsa família de Santa Catarina. Além destas famílias que são beneficiadas, tem mais 3.014 famílias em situação de extrema pobreza e que recebem por não estarem adequados as regras”, explicou ele.

De acordo com Samuel, desde o início desta gestão o setor habitacional realizou 86 atendimentos com construção de moradias e reformas, entregou 200 casas no loteamento Ponte Grande e 21 famílias foram substituídas através de reintegração de posse.

Os serviços assistenciais do município são divididos em proteção social básica, média e alta complexidade, segurança alimentar e habitacional. A diretoria de proteção básica é responsável pelas 8 unidades de Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Convivência do Idoso, cadastro único (CadÚnico) e os programas Lages Leãozinho e Vida Ativa; a de média complexidade é responsável pelas 3 unidades de Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro Pop e Centro Dia do Idoso, que está em construção; a alta complexidade possui o acolhimento social, o abrigo temporário, 2 unidades de Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saica) e o Projeto Acalento.

A segurança alimentar tem os programas Banco de Alimentos, padaria municipal e cozinha comunitária. E o serviço habitacional que possui os programas Reuso, Regularização Fundiária e Lages Meu Lar, entre outros.


Galeria de imagens