NotíciasMais direitos aos empregados

27/06/2014 - 11:08 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Uma leva de projetos para a ampliação dos direitos dos trabalhadores vai entrar, no dia 2 de julho, na pauta da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados. Nessa data, será instalada uma subcomissão para analisar e selecionar as propostas mais urgentes numa lista de 180 projetos que integram a agenda legislativa das centrais sindicais.

A pauta consta de um boletim em inglês e espanhol que está sendo distribuído em aeroportos, rodoviárias, estações de metrô e hotéis em todas as cidades-sede da Copa do Mundo. É uma publicação do Fórum Sindical dos Trabalhadores, entidade que reúne confederações e sindicatos de diversas categorias profissionais.

A maioria das bandeiras é antiga, a exemplo da redução jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução de salário; a correção da tabela do Imposto de Renda; e o fim do fator previdenciário (redutor dos benefícios para quem se aposenta por tempo de serviço). Eles querem pressionar o Congresso a votar essas propostas.

Denúncia contra as estrangeiras

O coordenador do Fórum Sindical dos Trabalhadores, Lourenço Prado, disse que o boletim foi impresso também em outros idiomas para denunciar a atuação de empresas estrangeiras no País.

"No Brasil, há diversas empresas oriundas dos países que estão participando da Copa que, aqui, deixam de respeitar os direitos trabalhistas, deixam de cumprir as convenções coletivas", afirmou Prado à Agência Câmara. "É apropriado fazer essa denúncia quando estão presentes representantes desses países", disse.

(Fonte: Portal Contábil SC)