NotíciasACIL Jovem realiza evento para esclarecer dúvidas sobre eleições

26/09/2018 - 15:32 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Como pesquisar sobre candidatos e partidos? Para responder perguntas como essa e debater sobre o atual cenário político o Núcleo de Jovens Empreendedores (ACIL Jovem) realizou na ACIL na noite desta terça feira, 25/09, um bate papo sobre as Eleições 2018, com a participação do jornalista Edson Varela e do presidente da OAB Lages, Dr. Célio Adriano Spagnoli.

Um dos mais importantes exercícios para decidir o voto deve ser a análise do histórico de cada candidato e conhecer suas propostas. Segundo Dr. Célio facilmente consegue-se ter acesso a essas informações através dos sites do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “A decisão não pode se limitar ao horário eleitoral ou indicação de alguém. Deve-se buscar conhecimento dos candidatos através dos sites do STE e TER, onde constam todas as informações minuciosas, onde pode conhecer o passado dele”, destacou. Alertou ainda para o cuidado que se deve ter com as fake news, pois sua propagação pode ter consequências.

Para Edson Varela, o que prevalece na decisão do candidato é a relação com alguém mais próximo ao candidato. “Essas pessoas acabam pregando quem é o candidato, o que ele faz e te ajudam a decidir em que quem se deve votar”. Destacou também a importância de votar em alguém da região. “O melhor candidato é aquele que se você precisar dele, você não tenha que ir até Criciúma ou Chapecó, para dialogar com ele. Independente de quem seja o candidato, o importante é que ele seja da região, que você tenha acesso a ele e as respostas de que você precisa”.

 

Conheça os candidatos:

Tribunal Regional Eleitoral - www.tre-sc.jus.br/site/eleicoes/eleicoes-2018

Tribunal Superior Eleitoral - www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2018


Galeria de imagens